quarta-feira, 14 de março de 2012

Vereadores cobram fiscalização


DANILO SANS
Para melhorar o atendimento a engenheiros e técnicos responsáveis por novas instalações elétricas na Cidade, a EDP Bandeirante terá de reforçar a fiscalização em cima de suas empresas terceirizadas, que prestam serviço na ligação de pontos de energia. A exigência foi feita ontem, em reunião entre a concessionária, a Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal e alguns profissionais da área de energia.


De acordo com a especialista em relacionamento com o cliente da EDP, Maria Angela Moreno Pires Alencar, um novo serviço já está em funcionamento desde o último dia 15. "Criamos toda uma sistemática para o recebimento de documentos técnicos. Abrimos canais telefônicos e via e-mail para todos os profissionais e vamos ter um ganho de agilidade nesses processos. Antes, eles tinham de ir à agência, cumprir diversas etapas de apresentação de projeto, busca de resultado e ordem de venda, mas agora a gente criou duas células de atendimento para que eles não precisem mais se deslocar", explica, garantindo que a empresa deve "buscar outros projetos e refinar os já existentes".


A criação dessas células, uma em Mogi das Cruzes para atendimento de todo Alto Tietê, e outra em São José dos Campos, que atende ao Vale do Paraíba, já era uma solicitação antiga dos profissionais que reclamavam da burocracia nos processos de aprovação de projetos.


Conforme fala Maria Angela, "já existem ações de vistoria, treinamento e sensibilização do pessoal terceirizado", no entanto, isso é recente e o resultado só poderá ser mostrado em um mês, mais precisamente no próximo dia 13 de abril, quando deve ocorrer a próxima reunião do grupo.


Essa nova reunião foi agendada ontem levando-se em conta as novas demandas levantadas durante o encontro. "Temos que abordar ainda a questão da iluminação pública em áreas de manancial, o problema com a fiação nos postes de iluminação, e ainda dar uma ênfase maior às reclamações em cima das terceirizadas", afirma o presidente da Comissão, vereador Jolindo Rennó (PSDB).


"Temos realizado várias reuniões com a EDP e o problema no atendimento aos engenheiros foi praticamente solucionado, com um novo sistema implantado pela empresa. Agora temos que combater esta questão dos terceirizados, que agem sem fiscalização e estão à vontade para criar dificuldades e vender facilidades, inclusive algumas vezes com a cobrança ilegal de valores dos proprietários dos imóveis", destaca Rennó.


De acordo com o engenheiro eletricista Mario Monteiro, inspetor de engenharia elétrica do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) em Mogi das Cruzes, as propostas feitas pela EDP em reuniões anteriores estão sendo cumpridas. "Entretanto, na hora de ligação, quando entra parte da terceirizada, o processo desaba. Eles mentem no relatório de vistoria e colocam coisas que não existem", relata.


De acordo com o engenheiro eletricista Francisco Canalli, o novo sistema funciona bem, mas ainda há questões a serem resolvidas com as terceirizadas. "No geral está bom, mas faltam alguns ajustes. Quando chega na hora da ligação, os técnicos não nos atendem bem. Parece que estão com o rei na barriga", contesta.


Em resposta às críticas dos profissionais, o engenheiro de projetos da EDP, Gerson Lemes, diz que a Bandeirante passa por um processo de reestruturação no atendimento que vai facilitar boa parte das normas e procedimentos. "Sempre quando há a implantação de um novo procedimento, é normal que alguns ajustes sejam necessários", fala.


Fonte:O Diário de Mogi