quarta-feira, 14 de março de 2012

Transtornos Taiaçupeba sofre três dias com falta de água


As torneiras ficaram secas durante no distrito até o Semae identificar e sanar o problema; moradores se queixam de roupa e louça acumuladas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Moradores do distrito de Taiaçupeba ficaram três dias sem água: louças e roupas se acumularam
A falta de água que atingiu o distrito de Taiaçupeba durante três dias trouxe muitos transtornos aos moradores. Baldes com roupas sujas e louças acumuladas na pia eram as cenas mais comuns de se encontrar nas casas. Os moradores reclamaram que a água acabou no distrito no início da manhã de segunda-feira e que desde então, as pessoas estão fazendo racionamento. Aqueles que não possuem caixa de água foram os mais afetados pelo corte.


Tarefas simples como lavar as roupas, tomar banho e até mesmo cozinhar se tornaram problemas para as donas de casa de Taiaçupeba. Os moradores que não têm caixa de água, ou para aqueles que têm reservatórios pequenos, a bica de água do centro do distrito foi a saída para minimizar a falta de água. A dona de casa Kátia Aparecida da Silva, de 33 anos, reclamou da dificuldade de conseguir fazer os serviços domésticos. "Estou com muita roupa para lavar. Tenho três filhos, a menor tem apenas dois meses e tenho de buscar água na bica para dar banho nela e fazer a mamadeira", contou a moradora do bairro dos Pintos, uma das áreas mais afetadas.


Para tentar diminuir o problema, muitos moradores recorreram aos vizinhos que tinham reservatórios maiores. Outros resolveram estocar água da bica. As donas de casa não foram as únicas prejudicadas. A cabeleireira Andréia Maria do Nascimento, de 27 anos, disse que por causa da falta de água deixou de realizar diversos serviços e teve prejuízos. "Não pude pintar o cabelo das clientes, nem realizar outro procedimento químico porque não tinha água. Se eles precisam cortar a água, podiam ao menos nos avisar", acrescentou.


O aposentado Adilson de Lima Cardoso, 47, informou que desde o fim da noite de segunda-feira ficou sem água em sua residência. "A água da caixa acabou e não conseguimos nem fazer o jantar. Levei minha netinha à escola e suspenderam as aulas por causa da falta de água. Tenho muita roupa acumulada para lavar", acrescentou. 
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a direção da escola estadual Benedito de Souza Lima informou que os alunos do período da manhã foram dispensados após o intervalo por causa da falta de abastecimento. As aulas voltaram ao normal na tarde de ontem.


Solução
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) informou que foram identificados problemas no abastecimento no distrito de Taiaçupeba desde domingo, causados por um vazamento na rede principal. Desde domingo, equipes técnicas da autarquia trabalham na região para minimizar os efeitos para a população.


Ontem, uma equipe de geofonamento trabalhou durante todo o dia no distrito. Com os reparos nos vazamentos, o abastecimento já foi normalizado, mas o Semae continuará monitorando a região nos próximos dias. Além disso, ontem, caminhões-pipa foram enviados para o bairro para garantir o abastecimento de prédios e residências.


Fonte:Mogi News