terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alianças

Enquanto as negociações entre PSD e PSDB para a formação de alianças nas eleições municipais de 2012 patinam no Estado de São Paulo e estão congeladas na capital paulista, em Mogi a situação promete ser diferente.


Vento em popa
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o deputado federal Junji Abe (PSD) não se cansam de elogiar e agradecer a participação do PSDB na dobradinha que deverá ser reeditada em 2012. 
Daniel Carvalho/Erick Paiatto

Acordos
Mogi, pelo menos por ora, se mantém na lista das cidades com previsão de acordos - ao lado de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Piracicaba. O jornal O Estado de São Paulo destacou a possibilidade de acordos nestas cidades.


Flerte
Mas o PT de Dilma Roussef também "flerta" com o PSD. Com o PT, as portas se abriram a partir do envolvimento de lideranças como Luiz Marinho na formação do PSD na Grande São Paulo. E Suzano vive uma situação atípica, já que o vereador Rafael Garcia, do PSD, garante que detém o controle da legenda e nem cogita, em hipótese alguma, compor com o PT do prefeito Marcelo Candido.


Apoio
Em São Bernardo do Campo, o prefeito Luiz Marinho se empenhou para articular a adesão de políticos ao novo partido como forma de retribuição ao apoio que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deu à sua eleição em 2008.


Dobradinha
Em Mogi, o PSD do deputado federal Junji Abe e do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli deverão repetir a dobradinha que foi vitoriosa nas eleições passadas - sendo Bertaiolli cabeça de chapa e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, do PSDB, como vice. Apesar disso, Bertaiolli disse que só fala numa eventual reeleição em abril do ano que vem. Até lá, muitas águas vão rolar.


Divulgação

A força do interior
O jornalista Carlos Brickman destacou o potencial econômico do Interior Paulista com a divulgação de novo estudo detalhado sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do País e citou Mogi das Cruzes, que aparece em 59ª entre as cidades mais ricas do País. Os dados de 2009 consolidados somente neste fim de ano configuram o Interior Paulista como responsável pelo equivalente à metade do PIB paulista.


Destaque
Somente 12 municípios no País destacam-se por gerarem individualmente mais do que 0,5% do PIB nacional (9,3% na soma). E nesse grupo privilegiado, oito são de São Paulo: Campinas, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Barueri, Santos, São José dos Campos e Jundiaí.
Ranking
Outros municípios paulistas também se destacam por figurar no ranking dos 100 mais ricos do País, como Santo André, Sorocaba, Bauru, Piracicaba, Jacareí, Limeira, Americana, Hortolândia, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e Taubaté, dentre outros.


Amilson Ribeiro

Mais humana
Com a inauguração recente da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em pleno funcionamento; e, agora, a reforma da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, Mogi será transformada numa cidade mais humana e melhor para se viver.


Reforma
A declaração foi dada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante o lançamento da reforma na unidade, na semana passada. As obras estão programadas para o período de férias para não atrapalhar as atividades desenvolvidas na unidade: "Agora, a Emesp ampliada e também a Apae e a AACD deixam completo e mais digno o atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais na cidade de Mogi das Cruzes", destacou Bertaiolli.


Prédio
A obra inclui a construção do prédio administrativo e para atendimento médico, sendo que no térreo ficarão setores de diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de artes, sala multiuso, sanitários e depósito e, no pavimento superior, estarão à disposição os serviços de pediatria, dentista, sala de aferição, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista e fisioterapeuta. A Emesp atende atualmente 210 alunos, com prioridade em educação infantil e primeiros anos do fundamental.


Na Internet
O carnavalesco Wladimir Gorrera, do Grêmio Recreativo Cultural Águia de Prata, saiu na frente e passou a divulgar o samba-enredo da escola. Interessados em conhecer um pouco mais do enredo "Nosso papel na história" podem acessar o seguinte endereço: www.aguiadepratamogi.blogspot.com. Os ensaios na quadra da escola estão suspensos e retornam no próximo dia 6 de janeiro (rua Dora Pereti, 18, Vila da Prata).


Indenização
O governo estadual terá de indenizar os pais de Dileone Aquino, morto por policiais militares em um cemitério de Ferraz de Vasconcelos. A execução dele foi relatada por telefone, no momento em que acontecia, por uma testemunha que estava no local e ligou para o 190. 
R$ 100 mil
A informação foi revelada pela jornalista Mônica Bergamo da Folha de São Paulo. Os pais de Dileone receberão R$ 100 mil, pensão mensal de um terço de um salário mínimo e o que gastaram no funeral do jovem, que tinha 27 anos. O pedido foi feito pela Defensoria Pública.
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Improviso
Poucos esperavam esta virada no tempo. Na Vila Cintra, um homem usou uma caixa de papelão para se proteger da chuva.
e-mails do leitor
Agradecimentos
O Grupo Mogi News de Comunicação agradece a todos os parceiros comerciais, leitores e amigos pelos votos de Feliz Natal e Ano-Novo que chegaram à redação por meio de cartas e e-mail. Da mesma forma, desejamos a todos um 2012 repleto de saúde e realizações. Nossos agradecimentos a: Dr. José Carlos de Souza (Charutinho); dr. Epaminondas Nogueira; dr. Flávio Isaías Rodrigues (presidente da CDMP - PT do B); vereador Mauro Araújo; Neusa e Walter Kenji; vereadora Emília Rodrigues; dr. Marcelo Cusatis; Lourdes e Jamil Hallage; vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis; vereadora Odete Souza; vereador Pastor Carlos Evaristo, vereador Osvaldo do Marcado Real; Olga Duarte Nóbrega; deputado estadual Luiz Carlos Gondim; Odinéia e Waldomiro Zapile; Cláudia Zappile e Marcos Jorge; deputada estadual Heroilma Soares Tavares; Manoel Bezerra de Melo. A Aristides Florindo de Faria Filho (presidente da Associação dos Oficiais, Praças e Pensionistas da Polícia Militar); Massaki Hosoi e Carlos J. Trevisan Júnior (do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - Creci-SP); Marco Soares (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil OAB - Mogi das Cruzes); Yoshinobu Kageyama, Mauro Calabrez e Fabiana Cunha (da NGK do Brasil); Sérgio Watanabe (presidente do SindusCon- SP, o Sindicato da Construção); Fábio Marques da Silva (da Apae de Mogi das Cruzes); Vicco e Yamauchi (Marney Vicco). E também ao deputado estadual Junji Abe, Clemente Robles (da Soberana Negócios Imobiliários); Associação Comercial de Mogi das Cruzes; equipe do Tradef (Trabalho de Apoio ao Deficiente); Instituto Mogiano de Ortopedia e Traumatologia (Imot); Folha da Região; Helbor e Hélio Borenstein e Camargo Advogados, dentre muitos outros.


Fonte:Mogi News