terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Violência Segurança no Botyra será reforçada com mais guardas

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Uma adolescente foi esfaqueada no fim de semana no parque
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai reforçar a segurança no Parque Botyra Camorim Gatti durante os fins de semana, principalmente nos períodos noturnos. A medida será adotada após a tentativa de homicídio e a prisão em flagrante por tráfico de drogas, que ocorreram na noite de sexta-feira da semana passada. 
Antes desses episódios, o local era vigiado por apenas um guarda municipal, com o auxílio do sistema de vídeomonitoramento, formado por uma câmera de alta resolução que consegue captar toda a extensão do parque. 
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, revelou, na tarde de ontem, que mais um guarda, além de uma viatura, com dois homens da corporação, vão permanecer no parque. "A Polícia Militar é uma grande parceira da Prefeitura e, por isso, vou solicitar que ela intensifique o patrulhamento nos horários de maior concentração de jovens, ou seja, nos fins de semana e feriados, a partir das 20 horas. Essas iniciativas serão suficientes para aumentar a segurança e ampliar a possibilidade de ações preventivas", avaliou.


De acordo com Nepomuceno, após receber uma nova iluminação e uma ampla reforma, a região passou a receber uma grande quantidade de pessoas, condições que obrigaram o reforço no monitoramento. "Milhares de jovens frequentam o Botyra e sempre há excessos. Já havíamos notado a necessidade de aumentar o número de guardas, devido à incidência de prisões em flagrante por tráfico de drogas", disse o secretário. Ele garante que uma única câmera de monitoramento é o suficiente para oferecer segurança aos frequentadores do parque.




PM
O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar em Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga, contou que as rondas já haviam sido intensificadas. "O Botyra e toda aquela região passaram a receber as viaturas de forma mais ostensiva. O reforço nesta época do ano já fazia parte do planejamento para o Centro Cívico", garantiu.


O tenente-coronel acredita que o parque tem uma "enorme tendência para o tráfico de drogas". "Muitos usuários de drogas frequentam o local e onde há usuários também há a presença de traficantes", explicou.


"Independentemente do caso ocorrido na noite de sexta-feira, intensificamos o policiamento e a quantidade de usuários diminuiu significativamente, no entanto, assim que as viaturas passam, eles voltam".


Fonte:Mogi News