terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Parque deve chegar só em 2020,

Projetado para ser o maior parque linear do mundo, com 75 quilômetros de extensão desde a Penha, em São Paulo, até Salesópolis, o Parque Várzeas do Tietê vai ser executado em três fases, ao custo de R$ 1,7 bilhão. Na Região, as obras estão previstas para começar em 2016 e serem concluídas em 2020, abrangendo as margens do Rio Tietê em Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. A proposta visa proteger a várzea, regular as enchentes e, ainda, criar um espaço de lazer, esportes e cultura (estão previstos 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas). Embora não haja nem sinais de obras na Região, a criação do Várzeas do Tietê já está alterando a rotina dos empreendedores que prospectam investimentos em imóveis localizados dentro de Área de Proteção Ambiental (APA). Isso porque, além das exigências normais, o licenciamento de novos empreendimentos agora requer uma declaração do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) que diga se o projeto está dentro ou fora do traçado previsto para o parque. A obtenção deste documento demanda alguns meses e se estiver fora da área a ser ocupada, tudo bem. Agora, se estiver dentro, o empreendedor vai precisar de paciência, pois o processo irá requerer uma análise específica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o que implica em mais alguns meses de espera. Pelo apurado, os atrasos no licenciamento ambiental de novos empreendimentos são de pelo menos seis meses e as restrições têm comprometido, em especial, os projetos imobiliários. O que o Estado quer é evitar futuros gastos com desapropriações, mas como não há, ainda, uma legislação específica sobre o traçado do Parque, a exigência é questionável. A Prefeitura de Mogi, no que compete ao licenciamento municipal, por exemplo, não está barrando os novos projetos.


 Visita


Primeiro religioso do Alto Tietê a ser nomeado bispo, dom Rosalvo Cordeiro de Lima viajará nesta semana de Fortaleza, onde atua como bispo auxiliar daquela Arquidiocese, para Salesópolis. A visita tem como objetivo a celebração especial da Santa Missa do Centenário da Paróquia São José, que comandou por 14 anos. A missa será nesta sexta-feira, às 19h30, na Igreja Matriz instalada na Praça Padre João Menendes.


Calendário


O Natal passou, o Ano Novo está a poucos dias e, depois dele, é só esperar o Carnaval, que no ano bissexto de 2012 está marcado para 23 de fevereiro. Em Mogi das Cruzes, a escola Águia de Prata quer reverter a terceira colocação de 2011 com o samba enredo Nosso Papel na História. O carnavalesco Wladimir Gorrera adianta que os ensaios da agremiação retomam no próximo dia 6, na quadra da Rua Dora Peretti, no Bairro da Vila da Prata. E como a tecnologia também está a favor dos foliões, quem quiser conferir o samba da escola pode acessar o www.aguiadepratamogi.blogspot.com


 Escuro


Consumidores que visitaram a área central da Cidade na noite da última quinta-feira para as compras natalinas não deixaram de perceber, e nem de comentar, a escuridão em algumas das principais vias do centro comercial. E, no caso, não se trata nem da falta da iluminação natalina que, aliás, em Mogi deixou a desejar em relação a muitos municípios vizinhos. Na verdade, faltou mesmo iluminação pública, já que várias lâmpadas queimadas não foram substituídas como deveriam.


Negócios


O Assaí Atacadista não abriu as portas em Mogi a tempo das compras de Natal, mas já fincou seu nome na Cidade, mais precisamente na fachada do prédio onde no passado funcionou a concessionária Caric, no Bairro do Mogilar. A previsão é de que a unidade comercial do Grupo Pão de Açúcar entre em funcionamento nos primeiros meses de 2012.


Fonte:O Diário de Mogi