terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Trânsito Nova lei sobre placas nas rodovias divide opiniões

Especialistas em trânsito têm opiniões divididas quando o assunto é a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê a não-obrigatoriedade da implantação de sinalização alertando sobre a existência de radares. As pessoas ouvidas garantem que a determinação será importante para disciplinar os motoristas, já outras garantem que isto vai prejudicar os condutores.
A justificativa do órgão para a mudança é diminuir o número de acidentes nas rodovias e vias públicas.


A determinação prevê que, mesmo com a desobrigação de manter a sinalização, os aparelhos precisam estar visíveis aos motoristas.
O advogado José Carlos Souza, o Charutinho, disse que a nova determinação prejudicará os motoristas que circulam por vias em que não estão habituados. "Não estão pensando na segurança das pessoas. Agora, nem estudos técnicos são necessários para a implantação do radar", argumentou.


O presidente da Comissão Permanente de Segurança e Transportes da Câmara Municipal, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), acredita que a nova regra vai disciplinar os conduto-res. "O motorista consciente vai tomar mais cuidado com a velocidade e, com isso, vamos diminuir o número de acidentes", disse o parlamentar.


O especialista em trânsito Nabuo Aoki Xiol concorda com a resolução. Para ele, alertar sobre a fiscalização não tem lógica. "Não é uma questão de ter placas. É de se discutir se a velocidade impressa na via realmente está de acordo com a geometria da estrada. A nova resolução vem para diminuir o número de acidentes que vêm ocorrendo".
O secretário municipal de Transportes, Carlo Nakaharada, disse que, mesmo com a nova resolução, a sinalização existente na cidade não será alterada. (L.N.)


Fonte:Mogi News