quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A SAÚDE PEDE SOCORRO EM SUZANO E NO ALTO TIETÊ

 DIÁRIO DO ALTO TIETÊ
Suzano


Matéria publicada em 01/12/11
Legislativo
Câmara instaura CEI da Saúde
Com a abertura, comissão vai investigar as diversas denúncias envolvendo a secretaria de Célia Bortoletto
Cibelli Marthos
De Suzano
Francisco Ribeiro/AICMS


Investigação: Lacerda apresentou ontem abaixo-assinado com 31 mil assinaturas pedindo a abertura da comissão
Com o apoio de sete vereadores, a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Saúde foi instaurada ontem na Câmara de Suzano. Mais de 150 pessoas acompanharam a sessão e cantaram o Hino Nacional após a confirmação de que o setor, que enfrenta diversos problemas, será investigado pelo Legislativo. A abertura do procedimento já havia sido apresentada em setembro, mas na ocasião apenas três parlamentares apoiaram a iniciativa.


Além do vereador Israel Lacerda (PTB), que propôs a comissão, Rafael Garcia (PSD), Said Raful (DEM), Emerson Taboada de Faria (PSDB), o Maria do Lava Rápido, Luiz Reis (PSDB), Valmir Calixto Damasceno (PTB) e Francisco Nunes dos Passos (DEM), o Chiquinho Passos, assinaram o documento que determinou a abertura da CEI.


Famílias das crianças mortas no Pronto-Socorro Municipal (PS) e na Santa Casa de Misericórdia acompanharam a sessão com cartazes pedindo investigação e justiça para os casos de possível erro médico. A mãe do menino Gustavo Juan Nascimento da Silva, que morreu de pneumonia no último dia 23 após ser examinado duas vezes por médicos do PS, Cintia do Nascimento, participou da sessão ao entrar no plenário com o abaixo-assinado que reuniu 31 mil assinaturas de munícipes pedindo a criação da CEI.


"A secretaria de Saúde Célia Bortoletto deu uma entrevista afirmando ficar chateada quando alguém critica o atendimento de urgência e emergência. Ela deveria ficar chateada quando dá as costas para a população ao negar esclarecimentos, quando gasta o dinheiro público indo até Brasília para aparecer no jornal abraçando a presidente Dilma Roussef (PT) e quando ignora uma tragédia como a que essa mãe viveu", ressaltou Lacerda, apontando para Cintia. Após seu pronunciamento, parte do público presente se levantou e cantou o Hino Nacional. Alguns vereadores também se levantaram e aplaudiram o grupo, que recebeu também o apoio dos munícipes que lotaram a galeria da Câmara.


A CEI será presidida por Lacerda, enquanto Rafa será o relator e Maria do Lava Rápido membro. "Poucas vezes nós presenciamos um momento tão emocionante como o de hoje. A secretária, que pretende ser prefeita de Suzano, terá que prestar conta do caos que a saúde municipal vive hoje. Eu apoiei na primeira oportunidade e reforço minha posição hoje", concluiu Rafa. "Se ela não tem competência para administrar sequer uma pasta, como vai conseguir comandar uma cidade e várias secretarias?", acrescentou Maria.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira