quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mais 280 moradias são entregues

Mariana Leal
Mais 280 unidades do "Minha Casa, Minha Vida" foram entregues ontem em Jundiapeba. Com isso, 560 famílias - em outubro foram outras 280, sendo 140 no Residencial Orquídea e o mesmo número no Azaléia, ambos na Vila Melchizedec - já foram beneficiadas até o momento pelo programa. A expectativa da Prefeitura Municipal é de que, até fevereiro do próximo ano, 3 mil apartamentos estejam prontos e nas mãos dos mogianos, reduzindo o déficit habitacional do Município, que soma 15 mil moradias, e eliminando casas em áreas de risco, que chegam a 33, onde moram 1,2 mil pessoas.


"Estamos completando mais uma etapa deste programa, que beneficia principalmente o Distrito - sede de 68,8% das habitações, ou seja, 2.060 unidades -, local que tem recebido um choque de gestão e, com isso, se transformando em um dos principais bairros da Cidade. Vivemos um processo de construção e legalização de moradias e Jundiapeba é o grande destino destes investimentos públicos para melhorar as condições e qualidade de vida. Aqui nós teremos a Unidade Clínica Ambulatorial (Única), que será inaugurada no dia 28 de janeiro, estamos implantando 15 km de rede de esgoto, construímos sete creches, temos mais de 1,5 mil alunos em período integral, dois postos de saúde, sendo um 24 horas, e diversas ruas recebendo pavimentação", enumera o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).


Completando 560 unidades entregues, o chefe do Executivo mogiano afirma que está beneficiando famílias que realmente necessitam, por morarem em áreas de risco, não terem casa própria e nem, muito menos, condições de adquirir uma. "São pessoas na faixa entre 0 e 3 salários mínimos e que residem em encostas que perigam desmoronar e à beira de rios que invadem os imóveis a cada chuva forte. Nós estamos intervindo, pela primeira vez, e eliminando essas áreas de conflito social", afirma.


De acordo com Bertaiolli, seguindo a ideia de atender a demanda do Plano Municipal de Habitação - criado em 2009 pelo cadastramento realizado no Ginásio Municipal de Esportes -, mais mil unidades, dentro do "Minha Casa, Minha Vida II", devem ser entregues no ano que vem. "Nós estamos inscritos no PAC II e solicitamos esses empreendimentos, que serão construídos em terrenos da Prefeitura, o que já foi licitado e aprovado pela Câmara Municipal. Devemos assinar com a Caixa Econômica Federal até o final deste mês esta ampliação e entregá-las em 2012", conta o prefeito.


Para o novo superintendente da Caixa, Cristiano Mendonça Ferraz Luz, são mais sonhos da casa própria que se realizam. "Fiquei feliz e honrado quando o prefeito me disse que isso era somente o começo e que a empreitada de presentear com um imóvel e colocá-lo no nome das famílias carentes mogianas está no início. É nossa obrigação e dever social atender os mais necessitados, dar às pessoas qualidade plena de vida. E encontramos esta parceria em Mogi das Cruzes", ressalta.


Fonte:O Diário de Mogi