quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MOGI NEWS
Cidade


Matéria publicada em 01/12/11
Câmara
Nabil desiste e Bibo será presidente
Rubens Benedito Fernandes assume a liderança do Legislativo em 2012, com o apoio da maioria dos colegas
Cleber Lazo
Da reportagem local
Marcelo Alvarenga / CMMC


Desistência de Nabil Safiti de assumir o cargo no ano que vem foi anunciada ontem, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal
O vereador Nabil Nahi Safiti (PSD) anunciou na tarde de ontem que não será candidato à presidência da Câmara Municipal em 2012 e garantiu que votará no então concorrente Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. "Nunca coloquei meu nome oficialmente na disputa. Um grupo de vereadores que gostaria que eu fosse o presidente, mas o cenário foi alterado depois que alguns partidos resolveram fechar o apoio", justificou Nabil. 
As legendas PR, que conta com quatro parlamentares, PSDB e PMDB, com duas cadeiras cada, já haviam declarado que votariam no republicano. "Eu não procurei nenhum partido. Tinha apenas o apoio deste grupo de vereadores", contou Nabil. "Não fico frustrado ou magoado, até porque será difícil ficar na presidência em um ano de campanha eleitoral", analisou, depois de tomada a decisão de não participar do pleito. 
No fim do ano passado, Nabil Safiti foi protagonista de uma disputa acirrada com Mauro Araújo (PMDB) pela liderança no Legislativo e, depois de um empate em oito votos, ele perdeu a eleição no sorteio. 
Com a desistência anunciada, Bibo será eleito por consenso na sessão que ocorrerá no dia 13 de dezembro. Ele vai presidir o Legislativo pela terceira vez. Já havia ficado à frente da mesa diretiva em 2005 e 2006. Nessas duas vezes, também foi escolhido por consenso. "Sou candidato, mas ainda não posso falar como presidente", esquivou-se.


Os outros nomes que formarão a mesa diretiva também estão definidos. Para receber o apoio do PSDB, o republicano concordou em ceder a vice-presidência da Câmara a um integrante da legenda. Pedro Komura foi o escolhido. 
O cargo estava sendo cobiçado por Jean Lopes (PCdoB) e Odete Rodrigues Sousa (PR). O primeiro foi convencido a abdicar da disputa e a candidatu-ra da segunda foi inviabilizada pelos outros partidos que fizeram pressão e não aceitaram que o PR ocupasse os dois postos mais importantes do Legislativo.


A primeira secretaria ficará com Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) e a segunda com Osvaldo Ferreira dos Santos (PP).


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira