quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Campanha conscientiza contra Aids


LOCAL Evento da Diretoria Regional de Ensino acontecerá hoje, no Largo do Rosário
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Diretoria Regional de Ensino de Mogi realiza hoje, uma campanha de orientação e prevenção da doença. O evento acontecerá no Largo do Rosário, das 9 às 17 horas.


Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Alto Tietê, neste ano há 290 pacientes na Região.


No evento, que será comandado por professores coordenadores da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino, a população terá a possibilidade de se informar sobre as características da doença. Os participantes receberão folderes com respostas às perguntas mais frequentes sobre AIDS/HIV, como a diferença entre ambos os conceitos, as formas de contágio, quais os testes para obter o diagnóstico e tratamento adequado, entre outras. Este folder já foi encaminhado a todas as escolas da Região, que neste dia, fixarão no prédio um laço vermelho, símbolo de luta contra a doença.


A mobilização, aberta à participação de toda a comunidade, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, dentro da programação dos projetos "Prevenção também se Ensina", "Comunidade Presente" e "Programa Escola da Família", desenvolvidos pela rede pública.




Doença


Segundo dados fornecidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, nos últimos dois anos, Mogi das Cruzes registrou o maior volume de casos notificados na Região: 40 pacientes em 2009 e 24 em 2010. Esta diferença representa uma redução de 40%. Ferraz de Vasconcelos registrou queda de 50% (de 22 a 11). Salesópolis apresentou cifras mais baixas nestes períodos, já que foram registrados dois pacientes em 2009 e um caso no ano passado. O aumento populacional influencia no número de pessoas doentes.


O volume de casos notificados cresceu de 2009 para 2010 em Itaquaquecetuba (de 37 a 41), Poá (de 7 a 15) e Santa Isabel (de 2 a 4). Em todas as outras cidades da Região, os números caíram.


Fonte:O Diário de Mogi