sábado, 9 de julho de 2011

Aniversário Rádio Metropolitana completa 50 anos em sintonia com a modernidade

Além de inovar sua programação, rádio estendeu seu serviço, que hoje também pode ser acessado pela Internet
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

À frente do "Radar Noticioso", a jornalista Marilei Schiavi quebrou paradigmas ao se tornar a primeira mulher da Rede Metropolitana de Rádio a ancorar o programa
A Rádio Metropolitana AM 1070 comemora hoje 50 anos de fundação com uma cara nova, mais moderna e mais dinâmica. Isso porque não é só pelas ondas do rádio que os ouvintes podem acompanhar a programação. Além dos aparelhos de rádio instalado nos carros, na sala, na cozinha ou até no balcão do comércio, é possível ouvir o que está no ar pelo endereço eletrônico www.redemetropolitana.com.br, a qualquer hora do dia ou da noite. 
E essa possibilidade de utilizar a tecnologia a favor do crescimento da marca que já conquistou outras cidades de São Paulo (são outras 15 no interior) e até Minas Gerais, será explorada pela direção da empresa, que pretende investir na modernização dos equipamentos para colocar à disposição, além da produção multimídia, o fornecimento do sinal digital, levando som de maior qualidade para o ouvinte. 
Mas não é só na questão estrutural e técnica que a Metropolitana se mostra moderna. Sob a direção da jornalista Marilei Schiavi, os noticiários ganharam mais atenção do público por causa dos polêmicos debates e do jeito irreverente e bem humorado de fazer jornalismo. Marilei acompanha a rádio aniversariante há 20 anos. Começou fazendo reportagens políticas em Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Hoje, é âncora do "Radar Noticioso", um dos programas de maior audiência da emissora.


Também é a primeira mulher da Rede Metropolitana de Rádio a ancorar o programa, quebrando paradigmas. "O rádio tem uma magia indescritível. Você, enquanto jornalista, se expõe pela voz e pessoas que nunca te viram, não sabem como você é fisicamente, te adoram. Nós nos tornamos parceiros dos ouvintes", destacou a jornalista. No comando do programa há cinco anos, ela lembra que a proposta inicial era mostrar a visão da mulher em diversos assuntos de relevância social, mas na prática, se tornou muito mais que isso. "Hoje a Metropolitana voltou a ser polêmica, ousada e é a voz da população. Sem contar que o rádio é a forma mais simples de informar, de traduzir o cotidiano. Temos maior liberdade de expressão para comentar diversos assuntos e a informação já chega pronta para ser consumida e absorvida pelo ouvinte, ou seja, alcançamos o público de qualquer classe social ou grau de instrução", disse. 
Um dos destaques da programação é a oportunidade de debater os assuntos, como acontece nas calorosas discussões semanais no quadro "Meninos da Marilei". "O ouvinte quer debater a notícia. Ele quer saber a opinião de variados assuntos no ponto de vista de autoridades e é por isso que a rádio não vai acabar nunca. Temos tempo e espaço que nenhuma outra mídia tem para discussões, e tudo isso com credibilidade. Formamos opiniões diariamente". 
As ações sociais desenvolvidas no Metropolitana na Comunidade que, em parceria com o jornal Mogi News, visita um bairro por semana dando à população acesso a profissionais, como advogados, psicólogos e médicos, além de serviços gratuitos como corte de cabelo, por exemplo, também são o ponto forte da marca. 
"Temos de comemorar porque hoje fazemos nosso papel institucional, contribuindo com a população em parceria com órgãos públicos e entidades. Ir aos bairros é dar voz ao povo, estar ao lado dele. E esse é o papel da Metropolitana". É por isso que a Rede Metropolitana de Rádio e TV receberá no próximo dia 1º de agosto, às 20 horas, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O pedido foi feito pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS).


Fonte:Mogi News