sábado, 9 de julho de 2011

Estâncias turísticas: deputado André do Prado defende estímulo ao turismo nas cidades paulistas

Andre e Marcio frança.jpg
O deputado André do Prado (PR) esteve em recente reunião com o Secretário de Estado de Turismo, Márcio França, para debater sobre as estâncias turísticas do Estado de São Paulo. Na oportunidade, o parlamentar falou da sua experiência como prefeito de Guararema e o quanto essa denominação é importante para municípios com notável potencial turístico, tendo em vista atrativos históricos, paisagísticos, culturais, ecológicos, entre outros. 



Prado pontuou que tramitam na Assembleia Legislativa diversos projetos transformando municípios em estâncias turísticas. “Colocamos ao secretário a necessidade de se criar um mecanismo para que os municípios paulistas com notável potencial turístico se transformem logo em estância turística. Haja vista que as cidades classificadas por lei como estâncias têm direito a recursos de um fundo estadual chamado Fundo de Melhoria das Estâncias. O repasse é feito anualmente por lei estadual e cada município tem uma cota definida de acordo com a arrecadação, sem prejudicar o repasse orçamentário destinado as cidades estâncias existentes hoje no Estado”, afirmou.





Para exemplificar, o deputado informou que Guararema ainda não foi elevada à condição de estância, porém a cidade é considerada um grande pólo turístico. O município está localizado a apenas 80 km de São Paulo, às margens do rio Paraíba do Sul, na Região Metropolitana da Capital, com uma população estimada de 30 mil habitantes. Segundo ele, a cidade oferece boas opções de restaurantes, hotéis e pousadas, além de passeios a pontos turísticos como o Parque Municipal de Pedra Montada, o Recanto do Américo, o Parque da Ilha Grande, além de picos e igrejas.


André do Prado destacou ainda que a Administração Municipal trabalha constantemente pelo desenvolvimento turístico da cidade. “A prefeitura valoriza os seus recursos naturais e conserva suas praças, igrejas e o meio ambiente. A economia da cidade está voltada principalmente para a produção de flores”, afirmou.





O parlamentar alegou que as vantagens de ter este título são várias, entre elas, ter maior reconhecimento estadual e nacional com relação ao turismo e um incentivo extra do governo do Estado para investir no setor de lazer e turismo. “Desta forma, a cidade consegue fazer com que o seu setor de turismo fique ainda mais interessante e cresça cada vez mais. Por isso, elevar os municípios à condição de Estância Turística é estimular o turismo nas cidades paulistas”, ponderou.




 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado