sábado, 9 de julho de 2011

Denúncia Pacientes têm de esperar meses por tratamento

Pessoas da região que têm câncer precisam aguardar serem chamadas para começar o tratamento no Icesp
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Atendimento no Centro Oncológico de Mogi das Cruzes está limitado desde o dia 1º de junho
De acordo com o médico oncologista Flávio Isaías Rodrigues, diretor do Centro Oncológico e do Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías de Mogi das Cruzes, pacientes que precisam de tratamento para combater o câncer no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) estão tendo de esperar de dois a seis meses. 
Essa situação é vivida pelo mestre de obras José Barbosa Caneshi, 70. Ele foi submetido a uma cirurgia em maio, por causa de um câncer no estômago, e aguarda para começar o tratamento. Segundo sua esposa, a doméstica Janete Gomes Caneshi, a preocupação é grande, pois, a cada dia, as chances de cura podem diminuir: "Estou com medo, porque percebi que eles estão demorando muito para convocar os pacientes". 
Morador do bairro Mogi Moderno, o mestre de obras, que está afastado do trabalho desde que descobriu a doença, também não concorda em ter de ir para São Paulo para se tratar. 
O motorista Josué Alves Freire, 58, também está nessa lista de espera para tratar um câncer na língua. Morador de Itaquaquecetuba, ele afirmou que, depois de muito esforço e ajuda de uma vizinha, conseguiu marcar uma consulta no Centro Oncológico em Mogi. Ele começou a se tratar no Hospital Santa Marcelina, em Itaquá, e foi encaminhado para o Santa Marcelina de Itaquera, mas, hoje, está sem tratamento. "Não consegui fazer a cirurgia. Sinto muitas dores e não sei o que fazer", afirmou. 


Atendimento
O atendimento no Centro Oncológico e no Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías de Mogi das Cruzes está limitado desde o dia 1º de junho, quando ultrapassou o teto estipulado pela Secretaria de Estado da Saúde. 
O diretor do hospital quer o aumento da verba repassada para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e já pediu auxílio ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde. Na segunda-feira, o diretor da unidade começou a preparar um abaixo-assinado para recolher 60 mil assinaturas reforçando as solicitações.




Estado
A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que a demora para atendimento no Icesp citada não existe e que o agendamento de consultas leva, no máximo, 30 dias. 
A assessoria informou ainda que o convênio firmado com o Hospital do Câncer continua vigente, portanto, os cerca de 1,3 mil pacientes já matriculados na unidade continuarão o tratamento.


Fonte:Mogi News