sábado, 8 de abril de 2017

CIDADES: Em Brasília, Melo apresenta plano de cidade digital

7 de abril de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Bertaiolli, Barros, Melo e Cusatis se encontraram nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)
Bertaiolli, Barros, Melo e Cusatis se encontraram nesta quinta-feira. (Foto: Divulgação)

Os planos de Mogi das Cruzes para se transformar em cidade digital, com estímulos para a indústria da inovação, foram apresentados nesta quinta-feira (6) pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) ao ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília (DF). O Ministério desenvolve um programa voltado à disseminação das chamadas cidades inteligentes no País, mas as novas linhas de financiamento ainda dependem de aval do Tesouro Federal.

“Foi uma reunião produtiva com o ministro Kassab. Até para conhecermos os mecanismos futuros de investimentos, experiências reconhecidas pelo Ministério e, também, para apresentarmos nossas ideias de inovação”, disse Melo, que estava acompanhado do ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. Em seguida, eles também se encontraram com integrantes do Ministério dos Transportes.


“Nossa vinda a Brasília foi muito produtiva. É um cartão de visitas que deixamos com os ministros. Um contato importante para que a relevância de Mogi em muitos aspectos do cenário nacional seja lembrada e, porque não, deixar portas abertas para apresentarmos nossos planos”, afirmou o prefeito.

Pouco antes do encontro com Kassab, a comitiva mogiana conversou com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O prefeito já havia discutido com técnicos da Pasta, na quarta-feira, sobre a necessidade de mais investimentos em Mogi, especialmente recursos para um plano que vise aumentar as vagas de maternidade, novas ambulâncias do Samu e verbas para a área de pronto-atendimento.

Segundo o prefeito, as tratativas com o Ministério foram no sentido de se implantar uma nova maternidade, ou adotar medidas para ampliação de leitos em Mogi, visando desafogar a Santa Casa de Misericórdia, que atende as gestantes de todo o Alto Tietê. A instituição tem registrado um aumento significativo da demanda nos últimos anos, principalmente porque a maioria das cidades da região não conta com unidades especializadas neste atendimento.

Para se ter uma ideia da necessidade de uma nova maternidade na Cidade, somente no Mãe Mogiana são atendidas cerca de 600 mulheres em pré-natal. Ela vão para lá a partir da 29ª semana de gestação e passam a ser atendidas por uma equipe multidisciplinar até o momento do parto.

Fonte:O Diário de Mogi