sábado, 7 de janeiro de 2012

Mogi terá mais 3 padres em 2013


Alexandre Barreira


A Diocese de Mogi poderá ganhar mais três padres em 2013. Esta é a projeção feita pelo bispo dom Airton José dos Santos, ontem, logo após a missa celebrada na Catedral Santana, na qual oito seminaristas fizeram o juramento ao sacerdócio. "Esta é a expectativa que temos dos seminaristas que deverão se formar no final deste ano. É a média que registramos ao longo dos sete anos que estou aqui na Diocese", afirmou dom Airton, que chegará a 21 padres ordenados neste período.


Na cerimônia realizada ontem, oito seminaristas assinaram as confissões de fé diante da comunidade. Na missa programada para hoje, às 9 horas, os oito jovens serão ordenados diáconos, primeiro passo para se tornarem padres. "Eles ficarão seis meses nas paróquias para as quais forem destinados e, depois deste período, passam a ser nomeados efetivamente padres", explicou o bispo.


Dos oitos seminaristas que receberão a ordenação de diácono hoje, sete são da Região do Alto Tietê, sendo três de Itaquaquecetuba, dois de Poá, um de Suzano e um de Mogi das Cruzes. Um seminarista é do bairro Belém, em São Paulo. Para chegar a este estágio, eles estudaram 3 anos de Filosofia e 4 de Teologia, no Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus.


Valdenílson Pedro de Barros, de 27 anos, disse que decidiu ser padre aos 17. "Tive um ensinamento muito bom com o então padre José Orlando da Cruz, que foi para o Maranhão. Além disso, percebi que faltavam padres nas paróquias, principalmente a que eu frequentava. Então, decidi assumir esta causa e resolvi fazer os estudos para preencher este espaço", disse o jovem, que participa da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Jardim Luciana, em Itaquá.


Para Diogo Shishito dos Santos, de 26 anos, sempre havia uma lacuna a ser preenchida. "Em todas as atividades que fiz antes de tomar a decisão de ser padre, sempre parecia que estavam incompletas. Passei então a buscar o serviço a Deus como forma de obter a resposta e foi nisso que encontrei a vocação", afirmou Santos, de origem oriental e que congrega em Poá.


O seminarista João Paulo da Silva, de 30 anos, é o único mogiano do atual grupo que será ordenado diácono diocesano na cerimônia de hoje. "Sempre participei dos trabalhos da Igreja, como o Grupo de Jovens e Encontros Vocacionais. E foi num destes eventos, realizado justamente em um seminário, que o sentimento de seguir como padre veio mais forte e, desde 2003, tomei esta decisão", afirmou o jovem que participa dos trabalhos na Paróquia São Benedito, em César de Souza. O paulistano Alex de Souza Feijó, de 31 anos, é o único de São Paulo. Ele integra a Paróquia da Reconciliação, na região episcopal de Belém, na Zona Leste da Capital. A vocação de ser padre foi despertada em Feijó desde pequeno. "Sempre participava das missas, da preparação da liturgia e dos ritos da Igreja Católica e meu interesse foi aumentando cada vez mais. Agora, como diácono, vou ficar à disposição da Diocese para trabalhar na Região", disse.


Além dos quatro, os seminaristas Antonio Rodrigues Sobrinho, César Augusto da Silva, Marco Aurélio Morais de Aguiar e Thiago Cosmo da Silva serão ordenados diáconos hoje, às 9 horas, na Catedral de Santana.


Fonte:O Diário de Mogi