sábado, 7 de janeiro de 2012

Desenvolvimento pleiteia mais sete áreas para industrialização

Apesar dos 15 milhões de metros quadrados de Zona de Uso Predominantemente Industrial (Zupi) existentes no Taboão, a maior reserva da Região Metropolitana de São Paulo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento reivindica a criação de sete novas zonas industrias no território mogiano, próximas das áreas urbanas, para facilitar o acesso dos trabalhadores. Os estudos iniciais indicam, ainda, a possibilidade de instalação de indústrias de baixo impacto ambiental nas áreas de influência da Lei de Proteção aos Mananciais e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Tietê. O projeto, encaminhado para consulta junto à Secretaria de Planejamento, propõe novos perímetros para a atividade industrial em César de Souza, ao longo da Estrada de Santa Catarina (na ligação com o Distrito de Sabaúna); na Volta Fria, em áreas degradadas e também numa propriedade municipal que poderá constituir um núcleo; três alterações ao longo do Bairro do Cocuera, com vistas a ocupar principalmente antigas propriedades rurais; na Vila Moraes, também em antigas áreas agrícolas; e no próprio Taboão. Nesse último, especificamente, o pedido é para criação de uma zona de baixo impacto, ocupando passivos deixados pela atividade extrativista. As mudanças se, consideradas viáveis, deverão ser integradas à nova Lei de Uso e Ocupação do Solo, em fase de elaboração. O argumento da Secretaria de Desenvolvimento é o de que o crescimento do parque industrial é preponderante para o Município manter os padrões de qualidade de vida, emprego e renda.


Novidades


Dispensado no último dia 12, quando a Pró-reitoria Administrativa foi extinta no processo de reformulação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jorge Kovalski Salvarani deve retornar à instituição de ensino nesta segunda-feira e promovido. Segundo apurado, ele retorna para ocupar a vaga de vice-reitor Administrativo, aberta em dezembro após a dispensa de Jesus Gonzalez.


Visual


Marco Aurélio Bertaiolli
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) explicou à coluna que o "visual de férias", exibido durante a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Itaquaquecetuba na última quinta-feira, é apenas por recomendação médica. Como faz a barba diariamente e, não raro, duas vezes num único dia, a pele requer um período de descanso da lâmina. Ele promete que, na segunda-feira, estará novamente com o visual tradicional.


De fora


Nenhuma cidade do Alto Tietê, apesar de estar a poucos quilômetros de São Paulo, foi incluída entre os 184 destinos brasileiros definidos pelo Ministério do Turismo para servir de referência aos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014. No Estado de São Paulo, as atrações listadas ficam na própria Capital e nas cidades de Socorro, Campos do Jordão, Aparecida, Brotas e Ilhabela. Os locais selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial.


Made in Mogi


Em viagem ao Espírito Santo, o jornalista e professor Nivaldo Marangoni sentiu grande orgulho ao conferir, in loco, a admiração de turistas alemães e de outras nacionalidades para com a beleza e a criatividade das esculturas em aço de autoria do artista plástico mogiano Lúcio Bittencourt.


Fonte:O Diário de Mogi