sábado, 7 de janeiro de 2012

Reestruturação Cúria ganhará nova sede no dia 25


Novo prédio terá 7 mil metros quadrados de área, com quadras e várias dependências para uso da Diocese
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Dom Airton José dos Santos mostra o projeto de uma capela que será construída no centro da cidade
A partir do dia 25 deste mês, a Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes funcionará em outro local. O novo endereço fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no Mogilar, no antigo prédio da escola Tomás de Aquino. 
O espaço já pertencia à Diocese, que desde 2004 conversava com os proprietários do colégio sobre a retomada do lugar. Segundo o bispo diocesano, dom Airton José dos Santos, o prédio está passando por uma readequação para abrigar a nova estrutura. A atual sede da Cúria será usada como residência episcopal, a casa do bispo. 
Esta mudança ocorre no ano em que a Diocese comemora seu Jubileu de Ouro. No próximo dia 9 de junho, ela completa 50 anos de fundação. Para dar início a uma programação especial, hoje, haverá a ordena-ção de oito diáconos às 19 horas, na Catedral de Santana. 
Além disso, haverá transferência de padres de algumas paróquias. "De 30 de abril a 6 de maio, vamos ter um Congresso Vocacional para trabalhar a reflexão para as vocações, principalmente para a vida religiosa", esclareceu o bispo.


A Diocese preparará também um encontro especial entre os fiéis das 50 paróquias da região. "No dia 10 de junho, faremos uma Concentração Diocesana para celebrar o Jubileu da Diocese. Já no dia 15 de junho, sempre fazemos um dia de oração para a santificação dos padres. Em 2012, será no Santuário Sagrado Coração de Jesus, mas queremos que as 50 paróquias façam um dia de atividades. No dia 15 de julho, está programada ainda a romaria da Diocese para a cidade de Aparecida. Esperamos em torno de 15 a 20 mil participantes".


A programação do Jubileu de Ouro continua no segundo semestre com exposições e debates sobre a história da Diocese. 
"A partir de agosto, teremos oito ordenações dos diáconos, que se formarão padres. Haverá ainda simpósios, palestras, deba-tes e o lançamento de um livro com levanta-mento histórico sobre a Diocese. Faremos também uma exposição itinerante sobre a história da Diocese. Para fechar a programação, teremos uma grande celebração no dia 30 de dezembro para comemorar a instalação da Diocese".




Mais espaço
As novas instalações da Cúria vão proporcionar mais espaço para reuniões e encontros dos fiéis e padres da Diocese. Segundo o bispo, nenhuma grande reforma será necessária para abrigar as novas dependências. "Não tínhamos até agora um local para a formação dos leigos, para reuniões da pastoral, para uma assembleia. A Cúria Diocesana é um organismo composto por vários outros, inclusive o centro pastoral. Tudo vai se concentrar no novo espaço. São 7 mil metros quadrados de área com quadras e várias dependências. A administração diocesana também vai funcionar lá", detalhou. Uma casa antiga que existe dentro do terreno será revitalizada, mas ainda não há uma data definida.


Fonte:Mogi News