sábado, 7 de janeiro de 2012

Temporal Cidade tem granizo e chuva acima da média


Mogi, Suzano e Guararema entraram na lista dos municípios em estado de alerta devido às chuvas com outros da Zona Leste de São Paulo
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Estragos em razão do temporal foram registrados em pontos diferentes de Mogi, como em prédio
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Estado de São Paulo, Mogi das Cruzes foi a cidade que registrou o maior volume de chuva entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Ontem, em pouco mais de 20 minutos, um temporal causou estragos em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil de Mogi afirma que choveu pouco mais de 10 milímetros e caiu granizo nos bairros do Centro Cívico e Mogilar, mas o volume já era esperado.


O que preocupa são as rajadas de vento. Ontem, de acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/ Inpe), a velocidade do vento chegou a 16 quilômetros por hora, enquanto a média para um dia normal é de até 4 quilômetros por hora. Para hoje, a velocidade do vento pode chegar a 19 quilômetros, por volta das 18 horas. A Defesa Civil registrou queda de um muro nas dependências do Cempre do Botujuru, que atingiu três veículos. No Mogilar, uma parede recém construída em um prédio despencou de uma altura de 5 metros. Na Favela do Cisne, dois barracos foram destelhados. 
O CGE incluiu as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema na lista dos municípios em estado de alerta, com a Zona Leste de São Paulo. Segundo meteorologistas, há risco de novas rajadas de vento, queda de granizo e formação de alagamento. 
"Esta previsão é o que já aconteceu na tarde de ontem. Para os próximos dias, o tempo deve ficar mais estável", disse o coordenador da Defesa Civil, major Valdir de Oliveira. De acordo com ele, Mogi registrou um volume de chuva de pouco mais de 10 milímetros. A população pode acionar a Defesa Civil em caso de emergências pelo telefone 0800-7701566.


Fonte:Mogi News