terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alto Tietê quer ligação Mogi-Ferraz

Júlia Guimarães


O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) definiu ontem, durante reunião em Ferraz de Vasconcelos, pela elaboração de um amplo plano regional de mobilidade urbana. No documento, deverão constar grandes obras viárias para melhoria da ligação entre os municípios. O maior projeto deverá ser a construção de uma longa avenida paralela à linha férrea, entre Mogi das Cruzes e Ferraz. Caso saia do papel, a proposta pode, finalmente, viabilizar a extensão da Avenida Guilherme Giorgi, entre Braz Cubas e Jundiapeba. A ideia, ainda embrionária, deverá ser pleiteada ao Governo do Estado sob o argumento de melhoria do tráfego da porção Leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), já com vistas à Copa do Mundo de 2014.


A proposta de construção da avenida partiu do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB). Ele explicou que são poucos os trechos que precisam ser construídos para viabilização do projeto. Uma parte, dentro de Ferraz, já entrará em obras no início do próximo ano, com um investimento de R$ 11 milhões dos próprios cofres municipais. "Temos de fazer a avenida em todo o trecho para ligar Ferraz, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi. Este projeto precisa sair do papel".


A ligação Mogi-Ferraz pode se tornar essencial para desafogar o trânsito na Região. Reportagem publicada recentemente por O Diário mostrou o drama de motoristas que levam cerca de uma hora para percorrer a SP-66, única alternativa para o trecho entre Mogi e Suzano. Ontem, Abissamra argumentou que este é o momento certo de viabilização dos recursos junto ao Estado, em razão das políticas de incentivo ao desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo. "Vamos buscar os recursos com o Governo do Estado. Estamos ao lado do Itaquerão e nossas cidades precisam desta perimetral. Será a Avenida da Copa", disse.


Alem da ligação entre Mogi e Ferraz, o plano regional de mobilidade também deverá conter outras obras viárias importantes. Entre elas estará a ampliação da SP-56, popularmente conhecida como Estrada de Santa Isabel, e a construção de uma marginal ao longo do Rio Baquirivu, ligando Arujá a Guarulhos.


De acordo com o presidente do Condemat, o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), a proposta de elaboração do plano regional de mobilidade urbana será discutida com técnicos das Prefeituras, em uma reunião na tarde do dia 3 de novembro, ainda sem local definido. O relatório também deverá conter questões relativas ao transporte público. Depois de concluído, o documento será apresentado ao secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.


Sucessão


Abel Larini informou ontem que permanecerá na presidência do Condemat até dia 10 de dezembro. Ele afirmou que "vários" prefeitos já demonstraram interesse em ocupar o cargo. Nos bastidores da reunião, ficou claro que a briga deverá se concentrar entre Abissamra e Sebastião Almeida (PT), de Guarulhos.


Ausência


Ao todo, cinco dos 11 prefeitos faltaram à reunião do Condemat. Entre eles, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), de Mogi, que enviou um assessor do gabinete para representá-lo.


Fonte:O Diário de Mogi