terça-feira, 27 de março de 2012

Bombeiros :Novo Grupamento vai facilitar mais parcerias


Comandante, que ainda será anunciado, deverá iniciar as negociações com a Prefeitura de Mogi para buscar novo endereço para a sede
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Inicialmente, o Grupamento funcionará no bairro do Shangai, no mesmo local onde está instalado o 1º Subgrupamento dos Bombeiros
A elevação de Subgrupamento para o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes vai possibilitar a realização de novas parcerias com as prefeituras da região. A mudança foi confirmada na sexta-feira da semana passada por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado.


Nos próximos dias, um novo texto deverá ser publicado, desta vez com o nome do novo tenente-coronel que comandará a unidade, além do quadro completo de oficiais. Somente após esta informação e a posse do escolhido é que o grupamento passará a operar de forma oficial.


Inicialmente, ele funcionará no bairro do Shangai, no mesmo local do agora 1º Subgrupamento da região. No entanto, o novo comandante deverá iniciar as negociações com a administração municipal a fim de buscar um novo endereço para a sede.


Este local a ser definido receberá a chefia da unidade e toda a parte administrativa do Grupamento, que compreende o setor de Recursos Humanos, e os departamentos de vistoria (emissão de laudos), orientação (parte educacional responsável pelas palestras e campanhas) e a fiscalização.


O tenente-coronel Minoru Iamashita, comandante do 5º Grupamento de Guarulhos, batalhão que era responsável por Mogi antes da elevação, avalia que, com a mudança, "a autonomia na tomada de decisões é um dos grandes benefícios desta nova fase". 
"As estratégias de combate e a prevenção aos acidentes serão ampliadas, assim como a conquista de mais recursos materiais e humanos", disse. "O trabalho integrado com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Mogi é um exemplo de parceria que pode ser expandida agora com a alteração" destacou Iamashita.


O Samu da cidade funciona de forma integrada com o setor de resgate dos Bombeiros.


O envio de novos bombeiros e viaturas será progressivo. "Neste primeiro momento haverá um remanejamento. O Estado realizou um estudo e identificou as unidades que poderiam enviar bombeiros para Mogi para dar início aos trabalhos do Grupamento", explicou.


Ele destacou, ainda, que o novo comandante "deverá ser alguém que atua na região". 


Região
O Grupamento de Mogi coordenará os trabalhos nas seguintes cidades: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi, Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim. Arujá e Santa Isabel sendo atendidas pela unidade de Guarulhos. 
Suzano passará a ter um Subgrupamento. Mogi, além do Grupamento, segue com o Subgrupamento, que funcionará no mesmo local de hoje, o bairro do Shagai. Itaquá segue com o seu Subgrupamento. 
erraz tem um convênio assinado para a construção de um posto, assim como Poá já mostrou interesse de receber uma companhia dos Bombeiros. Com a elevação estes processos serão acelerados.


Fonte:Mogi News