sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tombamento


Divulgação

O Teatro Vasques, localizado na região conhecida como o Centro Histórico, junto ao Largo do Carmo, será o próximo patrimônio a ser oficialmente tombado pelo Conselho Municipal de Preservação Histórico e Artístico (Comphap) na reunião que ocorrerá no próximo dia 6 de março. 
Número 1
O Casarão do Carmo foi o primeiro bem a entrar na lista de tombamento. O decreto com as devidas correções solicitadas já deve ser aprovado na reunião deste dia para que seja providenciado o livro do tombo e o seu registro. Assim, Mogi contará, pela primeira vez, com um bem formalmente tombado, embora a lista de patrimônios seja bem extensa.


Casa de espetáculos
A informação foi dada pelo vice-presidente do Comphap, o arquiteto Paulo Pinhal. O Teatro Vasques foi inaugurado em 1902 como uma casa de espetáculos própria para operetas e teatro de revista. 
Escola Politécnica
Segundo informações fornecidas pela própria Secretaria Municipal de Cultura, o projeto original do edifício, cenografia, pintura e distribuição interna e camarins é do ator Roque de Castilhos, que foi aluno da Escola Politécnica do Rio de Janeiro.


Carlos Magno
Na década de 80, o teatro foi reformado e reinaugurado como Teatro Municipal "Paschoal Carlos Magno". Depois da reforma em 2002, voltou a se chamar "Teatro Vasques". Em 2009, passou por mais uma restauração. 
Museu
Pinhal está aguardando uma folga na agenda do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) para levar oficialmente o projeto do Museu da Cultura. A proposta, que ganhou apoiadores pelo Facebook, é tornar o local referência para a cultura do município: "Estou esperando a confirmação da data", afirmou Pinhal, que na semana passada levou o projeto ao vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB). 


Fonte:Mogi News