domingo, 20 de maio de 2012

"O Estado foi obrigado a fazer descredenciamento"



O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que o Estado "foi obrigado" a descredenciar o Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaias Rodrigues" do Sistema Único de Saúde (SUS). 
"É preciso explicar esta situação. O governo não faz as ´coisas´, em muitos casos ele é obrigado a fazer. Foi apurada fraude no hospital, aliás, este não é o único caso, e quando há fraude, o Estado precisa agir, sob pena de prevaricação (crime praticado por funcionário público contra a administração pública em geral) por não ter tomado nenhuma medida. Isso (o descredenciamento) não ocorreu porque nós queríamos e, sim, porque fomos obrigados. A responsabilidade de verificar o funcionamento dos locais que prestam atendimento à população é do governo estadual, o ente responsável por fazer o contrato entre o SUS e o prestador de serviço", justificou Alckmin. 
O Mogi News mostrou, com exclusividade, que o Ministério da Saúde não tinha conhecimento das supostas irregularidades cometidas pelo Hospital do Câncer da cidade e nem mesmo havia recebido o pedido de descredenciamento do SUS. 
A pasta também não foi informada de que o Estado assumiu o tratamento dos pacientes da rede pública e os passou para o Hospital Luzia de Pinho Melo. A comunicação deveria ser feita previamente. Antes de o governador ter garantido que o Estado foi obrigado a agir, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da assessoria de Imprensa, admitiu que não informou o governo federal porque ainda está promovendo uma segunda auditoria no Hospital do Câncer. 
Alckmin garantiu ontem, durante o anúncio das obras de duplicação da Mogi-Guararema (SP-66), que o Estado "tem o dever de atender os pacientes que eram do HC e o está fazendo". 
"Colocamos à disposição no Luzia a parte clínica, ambulatório e os especialistas. A quimioterapia está funcionando e será ampliada. Para a radioterapia, vamos construir a casamata e, em breve, Mogi também terá este serviço. Todo o tratamento oncológico, clínico, cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será feito em Mogi das Cruzes e, ainda, existe a retaguarda do melhor hospital do Brasil, o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo)", disse. 
O governador adiantou que o pronto-socorro do Luzia também será ampliado. (C.L.)


Fonte:Mogi News