terça-feira, 4 de junho de 2013

O anúncio feito pelo deputado Tiririca (PR-SP) em Brasília, na terça-feira (dia 28), mobilizou a imprensa de todo país e colocou ponto final na interrogativa sobre seu possível afastamento da vida pública.


O anúncio feito pelo deputado Tiririca (PR-SP) em Brasília, na terça-feira (dia 28), mobilizou a imprensa de todo país e colocou ponto final na interrogativa sobre seu possível afastamento da vida pública.
Proporcional à fama é o alcance das declarações de uma pessoa famosa. É o que acontece com um dos artistas mais populares do Brasil, o Tiririca, deputado federal eleito pelo PR-SP com a maior votação – mais de 1,3 milhão de votos – nas eleições de 2010. Provocado pelo sistema da Câmara, que muitas vezes torna moroso o andamento e a aprovação dos projetos, em fevereiro último, o republicano Tiririca levantou a possibilidade de se afastar da política, o que foi noticiado intensamente pela mídia nacional e, até, internacional.

Mais uma prova do dinamismo da política e de que só muda de ideia quem tem ideia, após três meses, ouvindo o apelo da população e das lideranças do Partido da República, Tiririca decide continuar na vida pública, conforme anunciou na última terça-feira (dia 28), após reunião com a diretoria do partido em Brasília. “Foi muito difícil. Recebi vários telefonemas, as pessoas me paravam na rua e pediam que eu não saísse. No começo fiquei decepcionado, não sabia como era a mecânica disso aqui. Mas estou firme, estou feliz e estou com vontade”, garante o segundo deputado mais votado da história do país. O trabalho sério de Tiririca na Câmara dos Deputados colocou-lhe entre os seis melhores deputados do Brasil, escolhido e votado por jornalistas que cobrem política em Brasília. “Se estou fazendo um trabalho legal, porque parar?”, avalia em tom de indagação.

Deputado 100%

Tiririca anunciou durante a coletiva em Brasília que a partir de junho inicia uma caravana por cinquenta cidades paulistas, com o objetivo de se reunir com a população, sobretudo, das regiões periféricas. “Eu vou de encontro ao meu eleitor. Vou mostrar pras pessoas como é que funciona aqui dentro. Lá fora a gente tem uma visão muito diferente”, explica Tiririca. Motivado por ser um dos sete deputados a comparecer em todas as sessões da Câmara, o mote dado ao trabalho que percorrerá o estado de São Paulo é: ‘Deputado 100%’.

Decisão alegra republicanos paulistas

O Diretório Estadual do PR-SP foi representado no encontro da terça-feira (28) em Brasília, que reuniu as maiores lideranças da família republicana, pelo deputado André do Prado, pelo secretário geral do PR-SP, José Renato da Silva, e pelo presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária. Os republicanos paulistas expressaram alegria e reconhecimento de que a decisão tomada pelo republicano campeão de votos é, de fato, muito importante para a legenda no estado de São Paulo, primeiro por manter sua forte representatividade popular no estado e, segundo, por saber o quanto a permanência de Tiririca agrega ao partido na disputa eleitoral do próximo ano. "É um grande puxador de votos, isso também interessa ao partido. O partido também pensa nisso, é um interesse comum", afirmou o presidente estadual do PR-SP, José Tadeu Candelária, em entrevista ao portal G1.


Osvaldenir Stocker
MTB 42728/SP