sábado, 1 de junho de 2013

Flagrante Cinco pessoas são multadas por descarte de lixo

Flagrante
Cinco pessoas são multadas por descarte de lixo
Este é o saldo, até o momento, de moradores que foram pegos jogando detritos irregularmente em terrenos
Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Terrenos vazios da cidade ainda são usados pela população para o descarte de lixo e entulho
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Segurança emitiu cinco autuações para pessoas que foram flagradas descartando irregularmente lixo e entulho em terrenos da cidade. O valor da multa é de R$ 6.108 e só pode ser aplicada quando a pessoa é pega em flagrante. O trabalho é realizado pelos fiscais do Departamento de Fiscalização, além de denúncias feitas pela população por meio do telefone 0800 770 15 66 da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). 
A rua Maurílio de Souza Leite, no Parque Olímpico, tem uma série de terrenos abandonados que recebem entulho. Na área ao lado da escola municipal Doutor Luiz Beraldo de Miranda, existe um espaço que serve como depósito para lixo doméstico, pedaços de madeira, pneus, gaiolas e até restos de móveis. Esta área fica a apenas a alguns metros de um dos dois Ecopontos da cidade.Outro local que acumula uma grande quantidade de lixo, é no final da rua Brazilio de Souza Leite, no Jardim Camila. A aposentada Aparecida Morais de Melo, de 68 anos, reclama da sujeira. "As pessoas jogam os entulhos e lixo durante a noite. Só pela manhã vemos a sujeira. Os moradores ligam para a Prefeitura é a limpeza é feita, mas alguns dias depois, tudo está sujo de novo", contou. 

Transtornos
Ela acrescentou que por causa dos entulhos, muitos ratos e baratas começaram a entrar nas casas. "Todos tomam cuidado para não deixar água parada por causa da dengue, mas tem um monte de lixo acumulando água. Acho que deveria ser construída uma praça aqui para acabar com este problema", disse.

A dona de casa Lovilma Souza Oliveira, 55, que mora nas proximidades das antenas de alta tensão entre o Jardim Camila e Vila Natal, também reclamou do entulho. "Sempre tem lixo espalhado. As pessoas jogam entulho a toda hora, mesmo de dia. O pior, é que muitas pessoas utilizam o lixo acumulado para se esconder e usar droga. Acho que o lugar deveria ser limpo", afirmou.

Por meio da Coordenadoria de Comunicação, a Secretaria de Segurança informou que as áreas citadas estão sendo monitoradas pela fiscalização. Foi informado, ainda, que quando o lixo é descartado em terrenos particulares, os proprietários são notificados para fazer a limpeza, já no caso de áreas públicas, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza os serviços necessários. Na última semana, foram retiradas dez toneladas de lixo e entulho da rua Maria Piedade da Silva, no Caputera.

Fonte:Mogi News