sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Esgoto tratado Obras de esgoto nos bairros da divisa devem começar em 30 dias


Esgoto tratado
Obras de esgoto nos bairros da divisa devem começar em 30 dias
Sabesp prevê investimento de R$ 38 milhões para os bairros Jardim Piatã I e II, Novo Horizonte e Jardim Margarida
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Ney Sarmento
Bertaiolli (no centro) e Marcus Mello, do Semae, com Dilma Pena, da Sabesp: município já cumpriu todas as exigências do contrato
As obras de implantação de coleta e tratamento de esgoto na região conhecida como bairros da divisa irão começar em 30 dias. A previsão foi informada na tarde de ontem durante a reunião realizada na capital e que contou com a presença da presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Dilma Pena, e do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD). 
O prazo será necessário para que a Sabesp elabore o contrato, que precisará ser assinado por Bertaiolli, Dilma e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Com o documento finalizado, os serviços serão imediatamente iniciados.

O chefe do Executivo mogiano levou para a presidente da companhia a lei municipal, já aprovada pela Câmara Municipal, que autoriza a parceria. Ele também apresentou o resultado da audiência pública realizada na região beneficiada, na semana passada, que teve como objetivo esclarecer as dúvidas da população. "O município já cumpriu todas as suas exigências e agora aguarda a assinatura do contrato", disse Bertaiolli. Existe a possibilidade de o governador vir até os bairros da divisa dar início aos trabalhos. A Sabesp prevê um investimento de cerca de R$ 38 milhões. Os trabalhos irão atingir o Jardim Piatã I e II, Residencial Novo Horizonte e o Jardim Margarida. A previsão é de que aproximadamente 14 mil pessoas sejam beneficiadas pelas obras, que deverão ser executadas em três fases. A primeira delas deverá começar ainda neste ano, no Novo Horizonte, e tem a entrega prevista para o segundo semestre de 2013. As etapas seguintes possuem previsão de término nos anos de 2015 e 2019. 
Usina
O encontro também serviu para que o prefeito prestasse contas das atividades que precisam ser colocadas em prática para que a Sabesp construa uma usina de resíduos sólidos, por meio de um consórcio que contará com a participação de Guararema, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis. "Nós já abrimos a licitação para contratar a empresa que fará nosso plano diretor de resíduos sólidos e, em 15 dias, a vencedora deverá ser anunciada. A expectativa é que até o final do ano todas as etapas tenham sido vencidas para que a licitação internacional da usina seja lançada no começo do próximo ano", disse Bertaiolli.

Além do plano diretor, as cidades precisam aprovar leis municipais. "O cronograma está sendo seguido por todos os municípios", afirmou o prefeito.

A usina de incineração de lixo e geração de energia será construída por meio de uma Parceria Público-Privada até 2015. Ela terá capacidade mínima de geração de 12 megawatts/hora, suficiente para abastecer uma cidade de 22 mil habitantes. A futura instalação terá capacidade mínima para incinerar 500 toneladas de lixo por dia, volume que corresponde ao que é produzido pelo grupo de cidades. O local onde a usina será instalada ainda não foi escolhido.

Fonte:Mogi News