domingo, 29 de janeiro de 2012

Prevenção Câncer de pele é tema de campanha


Samed e Prefeitura promovem a Semana de Prevenção ao Câncer de Pele para o público da terceira idade
Divulgação

Ação terá início amanhã às 9 horas no Pró-Hiper. Muitas atividades estão previstas também nas ATIs
A Semana de Prevenção ao Câncer de Pele, que ocorre de amanhã até sexta-feira, trará informações sobre os cuidados indispensáveis à exposição ao sol. A iniciativa, voltada aos idosos, foi elaborada em conjunto pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Samed, com a participação ativa da Coordenadoria Municipal do Idoso (CMI) na idealização das atividades que serão realizadas, principalmente, nas ATIs (Academias da Terceira Idade).


As atividades terão início amanhã às 9 horas no Pró-Hiper. Durante a semana estão previstas atividades na Vila da Prata, Vila Oliveira, Sabaúna, César de Souza, Taiaçupeba e Barroso/Arueira. O encerramento ocorrerá em dois horários (9 e 14 horas) com a realização de palestras e presença de autoridades.


Segundo o gestor executivo da Samed, Paulo Fascina, o público alvo foi escolhido porque a expectativa de vida das pessoas aumenta a cada ano, razão pela qual os idosos merecem cuidados ainda mais especiais. "O alerta pode, em muitos casos, evitar uma doença grave", observa o gestor da Samed, que completa 38 anos de atividades hoje e terá em 2012 uma série de atividades voltadas à responsabilidade social.




Acompanhamento
Profissionais de saúde designados pelos organizadores do evento estarão presentes para tirar dúvidas dos idosos, que terão a oportunidade de utilizar as ATI´s como fonte de sabedoria.


Os participantes receberão também uma cartilha contendo as principais dicas contra a doença, como os horários em que a exposição ao sol deve ser evitada e a utilização correta dos protetores, dentre outras dicas importantes.


Para o coordenador da CMI, Jair Salvarani, a parceria constante da Samed com o idoso tem sido fundamental porque reforça a importância de as pessoas viverem mais e com saúde. A expectativa dele é de que cerca de 2 mil pessoas participem das atividades.


Para o secretário-adjunto de Assistência Social da Prefeitura de Mogi, Edson Santos, a união de fatores como conscientização e prevenção é imprescindível para os idosos porque o número de casos de câncer de pele vem aumentando muito entre este público. Santos ressalta, ainda, que a parceria com a operadora de saúde é bem-vinda porque levar a informação aos frequentadores das ATIs e Pró-Hiper é uma meta constante da administração municipal.


Fonte:Mogi News