domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma ideia inviável para os dias atuais


O leitor e virtual candidato a vereador Joel Avelino Ribeiro, em correspondência enviada à coluna, insiste na ideia de emancipação político-administrativa do Distrito de César de Souza, lembrando alguns exemplos ocorridos no interior do Estado de São Paulo. Ele cita, por exemplo, o Distrito de Ribeirão Preto, que pertencia a São Simão, e o caso da pequena Cajati, terra de seus pais, que pertencia a Jacuiranga, no Vale do Ribeira, emancipada após a promulgação da Constituição de 1988. "Como Cajati possui uma grande mineradora, que já pertenceu ao Grupo Santista e hoje pertence ao Grupo Bunge, com a emancipação, essa empresa passou a recolher seus tributos somente aos cofres do novo Município", diz Avelino Ribeiro, ressaltando que, com isso, Cajati "cresceu muito, reduziu o êxodo rural e vem melhorando, sistematicamente, a qualidade de vida de seus munícipes". O próprio leitor admite, em sua mensagem, que a emancipação, hoje, é algo praticamente inviável, do ponto de vista legal, como explica o advogado Luiz David Costa Faria: "Após a Constituição de 1988 houve um verdadeiro estouro de criação de novos municípios, o que levou à edição da Emenda Constitucional nº 15/96, que modificou a redação do § 4º do artigo 18 da Constituição Federal, condicionando a criação de novos municípios ao período determinado por Lei Complementar Federal." De acordo com o advogado, "atualmente, segundo entendimento do STF, por inexistir a mencionada Lei Complementar, não há possibilidade legal da criação de novos municípios".


Sabor da Capela -1


As cozinheiras Vanda e Olinta, de Taiaçupeba, criadoras da empresa Sabor da Capela, que se tornaram conhecidas pelo preparo de receitas com inserção de espécies nativas da Mata Atlântica no cardápio oferecido aos visitantes do Parque das Neblinas, vão mostrar seus dotes culinários aos paulistanos. De 30 de janeiro a 10 de fevereiro, participam do evento "Gastronomia e Sustentabilidade", no Sofá Café da Capital.


Sabor da Capela -2


Entre as delícias da dupla, frango grelhado com mix de gergelim e risoto de arroz cateto com taiona e molho de pimenta, tilápia Saint Peter com agridoce de cambuci, arroz integral com castanha de baru e espaguete de legumes, mini salada de folhas com pepino e manga ao molho e brigadeiro de juçara com queijo branco e hortelã.


Posse na Capital


O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo realiza no próximo dia 3, às 11 horas, a solenidade de posse de seu novo presidente, coronel Orlando Eduardo Geraldi, do vice Evanir Ferreira Castrilho e do corregedor geral Paulo Adib Casseb. Muitos mogianos, amigos de Geraldi, antigo comandante do 17º Batalhão de Mogi, irão marcar presença no evento, na sede do TJM, na Vila Buarque, na Capital.




Pendência
Mauro Luis Claudino de Araujo
A anunciada candidatura do vereador Mauro Araújo a prefeito de Mogi nas próximas eleições ainda depende do aval do comando paulista do PMDB, seu novo partido. E é justamente neste ponto que tudo começa a ficar um pouco mais complicado para o ex-presidente da Câmara.


Fonte:O Diário de Mogi