segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De olho


Divulgação

De olho
Aqui vai um alerta aos comerciantes que colocam roupas e produtos à vista em vitrines e araras e têm o costume de não fixar o preço à vista nas mercadorias: o Procon de Mogi está de olho nesta irregularidade e, inclusive, já fiscalizando as lojas e estabelecimentos comerciais da cidade. O trabalho, a princípio, é apenas de orientação, mas constatada a irregularidade numa segunda visita, a loja poderá ser até autuada conforme prevê a lei federal de número 10.962.
Lei federal
De acordo com esta legislação, é obrigatório na forma da lei que o consumidor tenha acesso ao preço à vista. Geralmente, as lojas costumam colocar os preços à prazo e no canto da etiqueta o número de parcelas, quando a informação necessária precisa ser clara ao consumidor: "Não pode tamanhos diferenciados, cores diferentes. A informação precisa ser clara e objetiva".


Fiscalização
Duas fiscais do Procon já estão nas ruas no comércio mogiano neste período de Natal, onde o consumidor bate perna para as compras de fim de ano. A área central da cidade, o Mogi Shopping Center e o comércio nos principais distritos receberão fiscalização. A loja que não informar ao consumidor sobre o preço das mercadorias à vista, em local visível, está sujeita a uma autuação. 

Queima de estoque
Segundo Dori, quando o comerciante afirma que está trocando e renovando os estoques, é uma desculpa esfarrapada: "Quando é feita a troca de vitrine ele precisa mantê-la fechada. Peças expostas precisam ter preço, menos aquelas atrás do balcão de difícil acesso". 

Preço caro
Dori contou ainda que uma consumidora fez o seguinte comentário a respeito deste assunto e disse que não entra em loja quando não tem preço: "A mulher disse que neste caso, ou a loja deverá tentar enganá-la com parcelamento e financiamento desnecessários ou o preço é muito caro. Então, além de desrespeitar a legislação, o comerciante perde também venda". 

Palestra
No próximo dia 9 de novembro, a partir das 8 horas, alunos e professores da escola estadual Laurinda Cardoso de Melo Freire terão uma palestra sobre o tema "Educação para o Consumo". 

Convite
O palestrante será o coordenador do Procon, Dori Boucault, que vai à escola a convite do professor Ronaldo Ceglio, que o conheceu durante a premiação do Professor Cidadão - prêmio do Grupo Mogi News em reconhecimento aos professores que se destacam com projetos importantes na área da educação. O professor Ronaldo foi um dos vencedores da edição deste ano e convidou Dori para falar do assunto.

Fonte:Mogi News