segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gondim irá ao Incra por chacareiros



Gondim irá ao Incra por chacareiros
SEG, 06 DE AGOSTO DE 2012 15:30
A-A+

Deputado Luiz Carlos Gondim em reunião com chacareiros / Foto Divulgação

O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) vai pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para tentar resolver o problema dos chacareiros, localizados na Chácara Santo Ângelo, popularmente conhecida como “Chácara dos Baianos”, em Jundiapeba, o mais rápido possível. Ele pretende acompanhar de perto a tramitação do processo de desapropriação da área, junto aos órgãos governamentais, para garantir a tranquilidade aos produtores daquela região, que sofrem com a ameaça de ter que entregar suas terras produtivas para exploração de minérios por parte da Itaquareia.
“Queremos que esta situação seja definitivamente resolvida para que os produtores possam trabalhar com tranquilidade, produzindo e abastecendo a população do Alto Tietê e de São Paulo com verduras e hortaliças”. A declaração do parlamentar foi feita no último domingo, 5, durante reunião realizada na Associação dos Produtores de Jundiapeba, com o superintendente do Incra, Wellingotn Diniz Monteiro. Para ajudar na articulação em Brasília, o deputado Gondim já solicitou audiências nos Ministérios da Casa Civil e no Desenvolvimento Agrário, para sensibilizar o Governo Federal a resolver este impasse.
Cerca de 250 agricultores e moradores do Santo Ângelo, participaram do encontro agendado pelo deputado, que contou também com a presença de várias lideranças políticas de Mogi das Cruzes.
O parlamentar acredita na boa vontade demonstrada pelo novo superintendente do Incra em resolver o problema. Gondim entende que ampliaram a possibilidade da desapropriação da área dos chacareiros a partir da proposta do superintendente de fazer a reforma agrária no local.
“Vamos resolver esse conflito fundiário e mostrar que em Mogi das Cruzes vai ter um assentamento modelo que vai servir de exemplo para o Brasil inteiro”, ressaltou Monteiro, que pretende concluir o processo em cerca de três meses. Este foi o prazo previsto por ele para resolver os entraves jurídicos para a desapropriação, que deverá utilizar Títulos da Dívida Agrária. Ele disse que o assunto será tratado a partir de agora na esfera Federal, com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do presidente do Incra, Carlos Guedes.
O superintende se comprometeu também em viabilizar linhas de financiamentos especiais e assistência técnica especializada aos chacareiros de Jundiapeba. Junto com o deputado Gondim, uma comissão de agricultores será nomeada para acompanhar as negociações.
Há anos os chacareiros lutam na Justiça para conquistar a posse da terra para continuar produzindo hortaliças e temperos que serão comercializados no Ceagesp e em outras regiões do Estado. O imóvel em causa está ocupado por aproximadamente de mais 1.000 famílias.

Fonte:O Diário de Mogi