OAB de Mogi faz campanha sobre voto consciente
Integrantes da entidade foram às ruas para orientar a respeito da importância de pesquisar sobre o candidato
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Pessoas ligadas à OAB conversaram com a população mogiana
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes deu início na manhã de ontem à campanha "Ficha Limpa, Cidade Limpa". Voluntários percorreram a região central orientando os mogianos sobre o voto consciente. Eles detalhavam aos interessados, por meio de uma pesquisa informativa, a Lei Municipal Mogi Mais Vi-va - que define regras para a propaganda no município, mas que não atinge partidos políticos em época de campanha eleitoral - e a lei federal Ficha Limpa - que impede que candidatos com condenações possam participar das eleições.
A equipe da OAB estava identificada com a camiseta da campanha e, para dar o exemplo, não usou nenhum tipo de material impresso. No lugar de papel, será enviada uma cartilha por e-mail a todos aqueles que autorizarem, com informações sobre a "Ficha Limpa, Cidade Limpa".
O secretário-geral da OAB em Mogi, Ademir Falque, explicou como a campanha é aplicada: "Abordamos os mogianos que quiserem conhecer o nosso projeto e perguntamos se eles já sabem em quem vão votar. Não é necessário declarar o nome. Fazemos então uma série de perguntas, como se ele conhece o candidato pessoalmente e se votaria mesmo que ele fizesse uma campanha que sujasse a cidade", detalhou. "Orientamos que é importante o eleitor conhecer o candidato. Descobrir quais são as propostas, se o escolhido tem uma ficha limpa e esclarecemos as dúvidas sobre as duas leis", contou.
Ao final da entrevista, os voluntários da campanha oferecem uma cartilha, desenvolvida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com dicas de como escolher o melhor candidato, porém, o envio é feito apenas pela Internet.
Diversos locais da cidade receberão a iniciativa. A campanha ganhará as ruas em sábados intercalados. A iniciativa nasceu de um acordo de intenções assinado entre a OAB e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a divulgação do voto consciente.
Quem tiver interesse em participar do projeto em Mogi deve ligar para o telefone (11) 4799-2988 ou 4798-1744.
Fonte:Mogi News