quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vila Oroxó Encosta será transformada em praça


Depois que todas as famílias forem transferidas, local passará por processo completo de revitalização
Jamile Santana
Da Reportagem Local

Desocupação da área continua, assim como a fiscalização
Mais uma família deixou a encosta na Vila Oroxó, onde há risco de desmoronamento. O pedreiro Aloísio dos Santos, de 44 anos, faz parte do grupo de 25 famílias que devem sair do local até o próximo dia 3 de fevereiro. Depois que todas as famílias forem transferidas, a encosta será revitalizada e ganhará uma praça onde será possível ter uma visão panorâmica de Mogi das Cruzes. Na última terça-feira, a Prefeitura de Mogi concluiu a retirada de outras 11 famílias que moravam no barranco, em um trecho de risco iminente de deslizamento. 
O trabalho que envolveu equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, Defesa Civil, Guarda Municipal, Habitação e Assistência Social começou pela manhã. O pedreiro, que conseguiu alugar uma casa no bairro da Ponte Grande com o benefício do programa Aluguel Solidário, vai ficar alojado por uns dias na casa do irmão. "Estou mudando aos poucos. Hoje aproveitei a ajuda da Prefeitura para retirar materiais de construção que posso instalar na casa nova. Estou feliz com a mudança porque aqui na encosta nunca tivemos segurança. Agora estou ansioso para pegar a chave do apartamento em César de Souza. A Prefeitura diz que já estou cadastrado e que serei atendido, mas tenho muito medo de dar errado", comentou. 
"Nossa força-tarefa estará todos os dias aqui na encosta. Assim que a família sai, já derrubamos o imóvel. O local receberá manutenção para o sistema de drenagem e será revitalizado com árvores. Será transformado em uma praça, onde os mogianos poderão observar essa vista linda que temos de Mogi das Cruzes daqui do alto", comentou o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. 
A balconista Gislaine Maria da Silveira, de 24 anos, também prepara sua mudança. Ela conseguiu alugar uma casa no Mogi Moderno, onde deve permanecer até ser atendida com o apartamento do programa Minha Casa, Minha Vida, em César de Souza. "Minha única preocupação é que não consigo vaga na creche em César. Como vou sair do Oroxó, vou precisar colocar minha filha na creche enquanto trabalho. Fui em César tentar matrícula e me disseram que não há vagas", comentou. 
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que em conjunto com a Diretoria de Ensino, vai compatibilizar a demanda de matrículas e crianças no nível obrigatório de ensino (4 e 5 anos e ensino fundamental) deverão ser atendidas.


A chuva que atingiu a região de Brás Cubas e de Jundiapeba no final da tarde de ontem deixou o trânsito ainda mais complicado na avenida Lourenço de Souza Franco. Pontos de alagamento foram registrados nas ruas Adriano Pereira, Alexandre Andriotti e Cecília da Rocha. Apesar da forte chuva, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros não foram acionados.


Fonte:Mogi News