quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Secretário estadual vem à Cidade



PROPOSTA Edson Aparecido conhecerá as prioridades da Região
Júlia Guimarães
O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, visitará Mogi das Cruzes na manhã de hoje para uma reunião com os prefeitos do Alto Tietê. Este será o primeiro encontro para definição da chamada Agenda Metropolitana, que consiste em um amplo pacote de investimentos que serão aplicados na Região, durante os próximos anos, pelo Governo Estadual. A expectativa é de que todo o planejamento seja concluído até o final de março, para que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) possa realizar o anúncio oficial ainda no mês de abril.


A reunião de hoje será realizada a partir das 10 horas, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba. O secretário Edson Aparecido informou ontem, por meio da Assessoria de Imprensa, que no encontro vai explicar aos prefeitos qual será a formatação da Agenda Metropolitana e o cronograma de discussões. A expectativa é de que nos próximos 60 dias sejam realizadas dezenas de reuniões, que envolverão também os secretários municipais de cada uma das cidades. Aparecido pedirá a compreensão e o empenho das autoridades para que os trabalhos sejam concluídos até o final de março, porque a Agenda da Região deverá ser a primeira deste ano. "O governador Geraldo Alckmin estabeleceu o Alto Tietê como prioridade para este semestre", afirmou o secretário, por meio de nota enviada à Imprensa.


Durante o evento de hoje, os prefeitos poderão começar as discussões sobre as prioridades para a Região. O pacote final deverá conter uma série de projetos já previstos para os municípios locais como, por exemplo, os investimentos no transporte público ferroviário e as grandes obras viárias, como a duplicação do trecho final da Mogi-Dutra e as melhorias da Mogi-Guararema. Mas, a expectativa é de que o governador também anuncie pelo menos um novo grande projeto, como aconteceu em agendas anunciadas anteriormente.


No ano passado, o Estado divulgou as agendas metropolitanas das regiões de Santos, Campinas e ABC Paulista. Durante os lançamentos, Alckmin apresentou grandes obras como, por exemplo, a construção de um túnel ligando as cidades de Santos e Guarujá e uma parceria público-privada para criar o Expresso do ABC, que sairá de Mauá e fará paradas em Santo André e São Caetano do Sul e conexões com metrô e CPTM nas estações Tamanduateí, Brás e Luz. Em todos os casos, os investimentos chegaram a cifras milionárias. Apenas para o ABC, os recursos totais serão superiores a R$ 6 bilhões. Os investimentos para o Alto Tietê só terão divulgação no dia do lançamento oficial do projeto.


Condemat


O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) marcou para hoje uma reunião extraordinária. O encontro está marcado para as 9 horas, também no Paradise Resort, e ocorrerá pouco antes da reunião com Edson Aparecido. Os prefeitos devem realizar a pactuação dos consórcios de Resíduos Urbanos e Sinalização Turística e discutir a proposta de criação do Grupo Temático de Transportes.


Fonte:O Diário de Mogi