quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Encontro Prefeitos se reúnem hoje com secretário

Durante reunião do Condemat, que contará com a presença de secretário estadual, chefes do Executivo apontarão as prioridades do Alto Tietê
Bras Santos
Da Redação
Daniel Carvalho

Prefeitos da região se reunirão hoje com o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano
Não faltarão desafios ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) que promove a partir das 9 horas de hoje em Mogi das Cruzes a sua primeira reunião de 2012. A provável participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, deverá ser o ponto alto do encontro que será comandado pelo prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB), indicado no final de 2011 para dirigir a entidade criada em 2010 com a finalidade de defender interesses dos onze municípios que fazem parte do consórcio. 
Além dos assuntos que constam na pauta, o Condemat, cuja sede será transferida de Arujá para Suzano nas próximas semanas, terá de lidar com temas espinhosos caso realmente pretenda assumir a missão de acelerar o processo de desenvolvimento econômico e social do Alto Tietê.


Levantamento realizado pelo Mogi News revela que a nova diretoria do consórcio precisará resolver problemas complexos em pelo menos cinco áreas distintas. 
Saúde, segurança, transportes, obras de infraestrutura, resíduos sólidos são alguns dos temas que continuam preocupando lideranças políticas e especialmente a população da região. A reunião dessa manhã, com a participação do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, mostrará se Condemat (que ocupou o espaço da Amat) vai começar fazer em 2012 o que não fez desde que os prefeitos decidiram, na década de 1990, criar uma associação para fortalecer a região.


Usina para resíduos 
Em 2006 o governo do Estado acenou com apoio para a construção de uma usina para tratamento dos restos da construção civil. Ainda na década passada, as prefeituras de Poá, Suzano e Ferraz formaram um consórcio para construir uma usina. Mais de cinco anos se passaram e o projeto ainda não saiu do papel.


Tratamento do lixo  
Em abril vai fazer um ano que o aterro Pajoan, em Itaquá, está interditado. Desde então, as prefeituras estão gastando mais para mandar os resíduos para outros aterros. A instalação de usina para compostagem e queima de lixo da região não sai dos discursos das lideranças políticas. 


Fonte:Mogi News





Segurança pública 
No final de 2011 a Secretaria de Estado da Segurança Pública encaminhou cerca de 90 policiais para a região. Entidades políticas, como a Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), reclamaram que o número de PMs encaminhados ficou muito abaixo do necessário. Além disso, o governo do Estado ainda garantiu a instalação das bases comunitárias prometidas na campanha eleitoral de 2010.







Rodoanel
Antes mesmo de ser indicado para assumir o Condemat, Abissamra disse que a região precisa "brigar" com o governo do Estado para fazer a "Perimetral da Copa", uma via ligaria Mogi das Cruzes a Zona Leste e desafogaria a SP-66. Esse projeto, em tese, poderia ser a compensação viária que os municípios querem por causa dos danos que o trecho Leste do Rodoanel deverá produzir. A morosidade do projeto de expansão do Expresso Leste para a região também poderá ser alvo de questionamentos efetivos do  consórcio.