quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Balanço da ouvidoria Terreno sujo é o que provoca mais queixas dos mogianos


Canal de contato entre Prefeitura e população fechou 2011 com 24 mil solicitações
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes fechou o ano de 2011 com 24.179 mil solicitações. Uma média de quase dois mil contatos por mês. Queixas de terrenos particulares sujos e pedidos para que sejam limpos lideram os problemas que mais irritam os mogianos.


O balanço divulgado pelo ouvidor municipal Romildo Campello revela que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é a mais acionada. O porcentual de solução das demandas atingiu 87,9% (21.689). Moradores da região central são os que mais utilizaram a ferramenta no ano passado.


Na análise mês a mês, houve um pico de 2.658 atendimentos em abril. Em novembro, foram 2.326 comunicados. Na outra ponta estão: junho, com 1.454, e julho, com 1.436, como os períodos com os menores volumes de acionamentos. "São épocas de férias e de pouca chuva", explicou Campello.


O telefone 156 é o canal de comunicação mais utilizado pelos mogianos para entrar em contato com a Ouvidoria. As informações repassadas pelo telefone representam 67% de todas as solicitações. Em números concretos, o dado equivale a 16.307 chamadas. Em segundo lugar, aparecem os comunicados feitos por departamentos da própria Prefeitura, como a Guarda Municipal, com 13% (3.157). 
O presencial, realizado na Prefeitura ou durante o projeto Rua Mais Feliz Cidadã ou Metrô na Comunidade (projeto desenvolvido pela Rádio Metropolitana AM de Mogi das Cruzes, que tem parceria com o Mogi News) é responsável por 11% da demanda. Internet, e-mail e, principalmente, o site da Ouvidoria ficaram com 8% do total de atendimentos.


"A Internet tem um grande potencial de crescimento", avalia Campello. Ele garante que o protocolo virtual é fácil de ser preenchido. O link está disponível no portal da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br/ouvidoria/).


O pedido de serviços é a maior demanda. Quase 75% dos contatos são para este tipo de atividade. Informações (18%), denúncias (7%), elogios (0,7%) e sugestões (0,5%) fecham a lista. "A Ouvidoria se tornou o grande canal de comunicação entre administração municipal e população. Esse foi nosso grande avanço. Em outras cidades, o órgão é utilizado apenas para denúncias ou reclamações. Aqui em Mogi ela é vista como um meio de pedir um serviço e resolver um problema", avaliou o ouvidor. Apenas 11% dos solicitantes optam por manter o sigilo. 


Secretarias
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atende a 21% de toda a demanda da Ouvidoria. Em seguida está a Secretaria de Segurança, com 18%; Saúde, o que inclui também Zoonoses (17%), Semae (15%) e Transportes (11%) completam a lista das cinco mais acionadas. Juntas, elas são responsáveis por 57% do total das solicitações.


Os pedidos mais comuns são: limpeza de terrenos particulares (1.587 sendo que 98% dos pedidos foram atendidos), vazamento de água (1.587, com 96% das chamadas respondidas com sucesso), tapa-buraco (934, 96% das demandas concluídas), zoonoses (862, 90% solucionadas) e limpeza pública de terrenos municipais (730, 88% atendidas). 


Áreas
A região central atende por 61% (14,7 mil) das chamadas feitas ao órgão. Brás Cubas (16% ou 3,9 mil), Jundiapeba (11% ou 2,6 mil) e César de Souza (5% ou 1,2 mil), e Sabaúna (3% ou 851) surgem em seguida na lista das regiões que mais utilizam a Ouvidoria Municipal. "Acredito que este balanço não representa que a região central tem mais problemas. Minha avaliação é que os moradores do centro conhecem melhor o serviço do órgão. Temos como missão ao longo deste ano divulgar a Ouvidoria nos distritos", adiantou.


Fonte:Mogi News