quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mauricio une seus personagens aos de Tezuka, o "irmão" japonês


Maurício de Sousa.jpg
















Quem acompanha a coluna do desenhista Mauricio de Sousa, publicada aos domingos, por este jornal, certamente deve ter notado o seu respeito e admiração pelo trabalho de seu colega japonês, Tezuka Osamu, a quem ele se refere carinhosamente como "Tezuka-san, meu irmão temporão". O desenhista nipônico, mestre dos quadrinhos e desenhos animados japoneses, autor de personagens como Astro Boy e Kimba, o Leão Branco, faleceu em 1989, mas nos últimos anos de sua vida, surgiu uma fortíssima amizade de Mauricio, como ele próprio já revelou aos leitores de O Diário, numa série de quatro crônicas. Ainda que tarde, a aproximação entre os dois tem resultados muito atuais: pela primeira vez na história acontece a união entre personagens japoneses e brasileiros de quadrinhos. A revista "Turma da Mônica Jovem" 43, programada para o final de fevereiro, irá mostrar como será a interação as criações de Tezuka, "o pai do mangá", e os de Mauricio, lutando pela Amazônia. O trabalho é resultado de um projeto antigo dos dois desenhistas, que preparavam o lançamento da obra em conjunto, quando Tezuka morreu prematuramente. Há dois anos, a família do artista japonês fez contato com Mauricio para que o plano fosse retomado. A história será lançada em duas partes, em fevereiro e março.




Fraternidade

Com a aproximação do período da Quaresma, o vereador católico Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) está iniciando preparativos para sessão solene da Câmara, em 23 de fevereiro, para lançamento da Campanha da Fraternidade. Idealizado pela Igreja para chamar a atenção de seus fiéis e da sociedade para questões de grande interesse, o evento deste ano terá como tema "Fraternidade e Saúde Pública".


Aeroporto
Política às 5: Entrevista com Guilherme Afif Domingos (1)
A coluna "Dimensões" da revista "O Empreiteiro", destinada a empresários da construção civil, comenta: "A ideia do novo aeroporto em São Paulo está lançada. O responsável por ela é o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que até especulou sobre a região – Mogi das Cruzes – onde a construção poderá viabilizar-se. A expectativa é de que a ideia venha a ser costurada com um contrato nos moldes de uma PPP".


Sem visão


Sugestão do leitor Eduardo dos Santos, acerca do acidente ocorrido no cruzamento das ruas Manoel Caetano e Barão de Jaceguai: "O espelho convexo ali existente facilitou a vida dos motoristas que transitam pela Manoel Caetano, mas só isso não basta: deveria se eliminar uma vaga de estacionamento da Barão para que esses motoristas possam ter maior visão do trânsito naquele ponto".


Problemão

O presidente da Câmara, Rubens Benedito "Bibo" Fernandes (PSD) pode ir colocando as barbas de molho, pois terá pela frente um enorme abacaxi para descascar, em pleno período pré-eleitoral: o reajuste dos subsídios dos vereadores que, mesmo seguindo o aumento dos deputados estaduais, será algo bem indigesto para a época de campanha.


Fonte:O Diário de Mogi