terça-feira, 2 de outubro de 2012

Saúde Especialistas recomendam exames preventivos a todos


Saúde
Especialistas recomendam exames preventivos a todos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mulheres devem fazer uma série de exames periódicos
A morte da apresentadora Hebe Camargo no sábado deixou algo mais do que uma lacuna entre os ídolos e ícones na TV brasileira. Também alertou para a necessidade de exames preventivos. 
Hebe morreu aos 83 anos de idade, em casa, após uma parada cardíaca, dois anos depois de iniciar a luta contra um câncer, identificado durante um exame de rotina, algo considerado essencial na avaliação de médicos entrevistados pelo Mogi News, que falaram especificamente sobre a saúde da mulher.

"Ao menos uma vez ao ano, toda mulher precisa fazer o exame preventivo. Isto é, desde a adolescência, quando passar a ter relações sexuais, até os 39 anos, é essencial o papanicolau, além da ultrassonografia, que podem identificar casos de tumores no colo no útero; a partir dos 40 anos, incluindo a mamografia e, dependendo do histórico médico dessa pessoa ou de parentes, o exame precisa ser realizado ao menos duas vezes por ano. A prevenção pode salvar uma vida, dependendo do caso", alertou a ginecologista Corasi Alves de Andrade, coordenadora do programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. 
Segundo ela, o número de casos de câncer de colo do útero, de mama e de intestino - semelhante ao de Hebe Camargo - tem crescido nos últimos anos. 
"Não existe uma pesquisa aqui na cidade que aponte essa incidência, mas temos acompanhado que os casos estão se tornando mais ´comuns´ e, em sua maioria, entre as mulheres, por isso, os exames preventivos são ainda mais necessários", acrescentou. "Já atendi a casos de mulheres que não faziam papanicolau há mais de dez anos, por isso a necessidade de incluir este tipo de exame em mutirões de atendimento ginecológico e no programa Saúde na Comunidade, ou seja, levamos os exames até as mulheres", reforçou Corasi. 
O oncologista Flávio Isaías Rodrigues confirmou a necessidade do exame periódico em mulheres pouco antes de atingirem a maturidade. "Com a prevenção, as chances de cura de um eventual câncer é superior a 80%".

"O tumor no intestino é algo silencioso e exames clínicos e periódicos conseguem identificá-lo com antecedência, o que agiliza o tratamento e aumenta as chances de cura", disse o médico.

Fonte:Mogi News