Câmara de Mogi deve ter sessões noturnas
Bibo, presidente do Legislativo, firmou compromisso de fazer os encontros mais tarde, com o objetivo de aumentar a participação dos moradores
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Rubens Benedito Fernandes (ao centro) conseguiu apoio da maioria de seus colegas e deve continuar presidindo a Câmara em 2013
A Câmara Municipal deverá ter sessões noturnas a partir de 2013. O compromisso de organizar encontros entre os parlamentares em um horário mais tarde ao praticado atualmente, às 15 horas, foi firmado pelo atual presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, que conquistou o apoio de 14 dos 23 vereadores que formarão a nova legislatura e, com isso, deverá ser reeleito para o cargo.
A votação para escolher quem comandará o Legislativo no ano que vem ocorrerá apenas em 1º de janeiro, data da posse, mas na manhã de ontem uma reunião foi realizada para divulgar a lista com as assinaturas dos 14 parlamentares que formarão a base de apoio de Bibo.
Para contar com o G7, grupo dos seis vereadores eleitos pela primeira vez, mais Jean Lopes (PCdoB), o republicano teve de concordar com uma carta-compromisso que lista cinco ações a serem implantadas ao longo do mandato: sessões noturnas, transmissão via TV e/ou internet, tribuna livre, maior número de audiências públicas e mandato de um ano com direito à reeleição para a Presidência. Assinam a lista de apoio Caio Cunha e Marcos Furlan (PV), Jean Lopes e Ana Karina Pirillo (PCdoB), Clodoaldo de Moraes e Iduigues Martins (PT), e Carlos Lucareski (PPS) (o G7). Os 14 são completados com os cinco eleitos pe-lo PR - o próprio Bibo, Ve-ra Rainho, Odete Sousa, Emerson Rong e Sadao Sakai, e os dois representantes do PSDB, Pedro Komura e Cláudio Miyake.
"As propostas são perfeitamente aplicáveis", garantiu Bibo, que chegou à reunião minutos após o início. "Já pedi que a Secretaria Geral desse início aos estudos, a fim de fazer as mudanças necessárias e as alterações no regimento interno. O objetivo é que elas entrem em vigor logo nos primeiros meses no ano que vem", afirmou o republicano. Além de colocar em prática os compromissos da carta-compromisso, Bibo terá de apoiar a formação da mesa-diretiva, tendo como vice-presidente Jean Lopes, primeiro-secretário, Caio Cunha, e segundo-secretário, Emerson Rong.
Fonte:Mogi News