sábado, 29 de dezembro de 2012

Comissões


Comissões
Para ser reeleito presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, terá que atender a uma série de exigências do G7, grupo de seis vereadores eleitos para o primeiro mandato mais Jean Lopes (PC do B). Além de implantar no próximo ano as sessões noturnas, a tribuna livre popular e ampliar as audiências públicas, Bibo, os quatro parlamentares do PR e os dois do PSDB terão que sustentar a indicação de nomes que possivelmente irão compor as comissões permanentes.

Justiça e Redação
Com o apoio da maioria dos 23 vereadores, o G7 quer marcar presença nas principais comissões. O trio que formará Justiça e Redação, por exemplo, deverá ter entre os integrantes, Iduigues Martins (PT). Vale lembrar que a escolha do grupo de parlamentares é feita no voto a voto entre os eleitos, no mesmo dia em que há a escolha da mesa diretiva, 1º de janeiro.
Erick Paiatto

Grupo fechado
As indicações sobre a formação das comissões foram entregues a Bibo com a lista de apoio que contava com as 14 assinaturas. Algumas comissões foram distribuídas somente entre a base de apoio, sem espaço para o grupo que declarou voto a Mauro Araújo (PMDB), que disputa a presidência com Bibo, ou até mesmo os indecisos, que não declararam voto.
Finanças
Entre os "grupos fechados" estão Finanças e Orçamento: Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT), Carlos Lucareski (PPS) e Sadao Sakai (PR); Educação: Marcos Furlan (PV), Lucareski e Odete Sousa (PR); Cultura e Esporte: Furlan, Jean Lopes e Sakai; e Saúde e Assistência Social: Karina Pirillo (PCdoB), Vera Rainho (PR) e Claudio Miyake (PSDB).

Vice-presidente
Se as discussões para a presidência da Câmara estão encerradas, o mesmo não ocorre com a vice-presidência. No momento do anúncio de apoio do G7 ao republicano foi indicado que Jean Lopes seria o vice. No entanto, como diz o titular desta coluna Márcio Siqueira, esqueceram de avisar os russos, neste caso representados pelo tucano Pedro Komura, que não gostou nada de saber que seu nome havia sido excluído da composição da mesa diretiva.

Erick Paiatto

Surpresa
Ao ser questionado se a formação da mesa havia sido definida com a participação de toda a base de apoio, ou seja, PR, PSDB, PT, PV, PC do B e PPS, Komura respondeu que a escolha de Jean Lopes para vice era uma "surpresa". O comunista argumentou que havia ligado para o tucano horas antes daquela reunião, justamente para perguntar se poderia assumir o posto e teria recebido uma resposta favorável. Um clima tenso foi criado na sala de reuniões da Câmara Municipal.

Amenizar
Bibo tentou amenizar os ânimos dos dois apoiadores, mas sem sucesso. "Por mim tudo bem, mas tenho que conversar com o meu partido", disse Komura. O nome do tucano foi indicado como vice, inclusive, na carta-compromisso apresentada na tarde de ontem. A troca teria sido feita como "prêmio de consolação" a Jean Lopes que havia declarado apoio a Araújo e também seria vice na chapa do 
peemedebista.

1º Secretaria
Também houve disputa para a 1ª Secretaria. O petista Clodoaldo Moraes e Caio Cunha (PV) disputaram no voto a preferência do G7. O verde ganhou por 4 a 3. A escolha foi feita, novamente, sem a participação dos integrantes do PR e do PSDB.

Papo reto
Após respirar aliviado com a lista de assinaturas que garantem 14 votos dos 23 possíveis, Bibo mandou um recado para os "vereadores antigos": "A partir de agora façam diferente e não mais a mesma coisa".

Executivo
Bibo destacou que mesmo com o apoio de partidos de oposição, a relação com o Executivo será de cooperação. Já o PT reafirmou a postura. "Nosso compromisso e apoio é com a futura mesa diretiva. A relação com a Prefeitura será de respeito, mas de um posicionamento firme em relação aquilo que julgarmos ser prejudicial aos mogianos", afirmou Martins. 
Mauro Araújo 
Após ter conhecimento da decisão do G7, Mauro Araújo (PMDB) disse que ainda precisará de um tempo para analisar a situação. Ele, no início da conversa com a coluna, tentou manter "o fio de esperança": "Algumas pessoas podem voltar atrás na escolha". Logo em seguida, no entanto, mostrou estar conformado com a iminente derrota: "Se não houver outro jeito, fica para a próxima".

Marcar posição
"Preciso conversar com meu grupo, então seria muito prematuro afirmar que não vou para disputa no plenário", disse o peemedebista. "Pode ser que eu participe da eleição somente para marcar posição", adiantou.

Compromissos
"Eu não consegui assumir alguns compromissos firmados pelo Bibo. Ele é meu amigo e não há nenhum tipo de rixa, mas toda ação tem sua reação", pontuou o peemedebista.
Amilson Ribeiro

Implosão
Araújo alertou que "colocar vereadores sem experiência em comissões permanentes importantes pode implodir a Câmara". "Isso já aconteceu em um passado recente e quase houve esta implosão. É preciso ter calma. Algumas decisões (de indicar grupos completos para comissões) foram tomadas sem o conhecimento de todos os vereadores eleitos", disse.

Fonte:Mogi News