domingo, 12 de fevereiro de 2012

Campanha visa reduzir acidentes



Ação PM aborda motociclistas na Avenida Fernando Costa, ontem


DANILO SANS
Com o encerramento antecipado pela chuva, a Campanha Motociclista Cidadão, desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, conseguiu a participação de cerca de 30 condutores ontem. Todos fizeram exames de pressão arterial de glicemia, submeteram seus veículos a um check-up e ainda se inscreveram para um curso rápido de direção defensiva, com vistas a evitar o envolvimento em ocorrências no trânsito. Apesar dos contratempos, o número foi considerado satisfatório para os organizadores da ação voltada para reduzir as estatísticas de acidentes.


E não foi somente a chuva que atrapalhou o trabalho da equipe. No início da campanha, voltada para os motociclistas voluntários, a Polícia Militar começou a parar motoqueiros para um trabalho de fiscalização. O resultado: cinco condutores sem habilitação, sendo três menores, e algumas multas aplicadas.


Conforme observou a coordenadora da ação, Viviane Cipriano de Melo, os trabalhos educativos mesmo começaram a ser desenvolvidos apenas depois que a Polícia deixou o local. "Até então, parece que os motociclistas ficavam intimidados. O objetivo hoje não era o de fiscalizar, mas de educar e orientar o maior número de pessoas", fala.


De janeiro a novembro do ano passado, a Cidade registrou 867 acidentes envolvendo motocicletas, 1,2% a mais que no mesmo período de 2010 (856). Apesar das motos representarem apenas 14,8% da frota mogiana, esse tipo de veículo esteve presente em 23% dos acidentes de trânsito. Ao comparar o número de vítimas hospitalizadas, essa proporção fica ainda mais desigual, com 36% dos envolvidos provenientes das motocicletas.


"Muita gente desconhece, mas manter a saúde em dia pode ajudar a diminuir esses números. O alto ou mesmo o baixo nível de açúcar no sangue pode causar sérios problemas com atenção e diminuir a capacidade de resposta do condutor", relata Viviane. Quem tiver interesse em participar de um dos cursos de direção defensiva, basta ligar no telefone 4798-5142.


Fonte:O Diário de Mogi