domingo, 12 de fevereiro de 2012

.Conscientização Mogi tem um acidente com moto a cada 12h


Somente no ano passado, 3.800 ocorrências de trânsito foram registradas no município, sendo que, em 23% dos casos, havia motos envolvidas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Equipe da Secretaria de Transportes passou parte do dia atendendo motociclistas na Vila Rubens
Mogi das Cruzes registrou 853 acidentes tendo motociclistas como vítimas em 2011. Uma média de um acidente a cada 12 horas. Ao todo, a cidade contabilizou, no ano passado, 3.800 ocorrências de trânsito. O balanço revela que os motociclistas participaram de 23% do total de casos. O número é ainda mais preocupante quando se considera que as motos representam apenas 14% do total da frota da cidade, algo em torno de 200 mil veículos.


Para diminuir esta alarmante estatística, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu ontem mais uma edição da ação "Motociclista Cidadão". O local escolhido desta vez foi a avenida Fernando Costa, na Vila Rubens. O objetivo era fazer atividades de conscientização. A coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Viviane Cipriano de Melo Pederro, explicou que a iniciativa "busca despertar nos condutores a importância de um comportamento seguro". "Trata-se de uma campanha educativa, totalmente espontânea. O motociclista só participa se quiser. O projeto tinha o nome ´Blitz Educativa´ e alteramos o título para, justamente, adaptar o sentido educacional da ação", detalhou. "O número de ocorrências com motos é muito maior, porque há dezenas de acidentes que não são registrados. Nossa meta é que estas ações surtam efeitos em curto prazo", frisou.


Durante a campanha, mecânicos da Prefeitura avaliavam itens básicos de segurança da moto do participante, como parte elétrica, freios, pneus e escapamento. Além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aferiam a pressão arterial. Funcionários da Secretaria Municipal de Transportes também orientavam os participantes sobre a importância de participar dos cursos gratuitos de Pilotagem Segura. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone             (11) 4798-5142 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 4798-5142      end_of_the_skype_highlighting      .


O operador de máquinas Rodrigo Faron, de 28 anos, foi um dos participantes do projeto "Motociclista Cidadão". Ele avaliou de forma positiva a campanha. "Uso a moto para ir e voltar do trabalho e vejo diariamente os abusos. Este trabalho de conscientização é importante para que todos conheçam o risco que é desrespeitar as regras básicas de trânsito".


Fonte:Mogi News