domingo, 12 de fevereiro de 2012

cases vencedores 2011 ONG cria oportunidades de profissionalização


"Profissionalizar é Renascer" atende a pessoas com 16 anos completos. Mais de mil alunos de Brás Cubas e Jundiapeba são beneficiados por ano
Divulgação

Alunos recebem certificado ao final do curso e podem conseguir um emprego por meio do encaminhamento às empresas
A Organização Não Governamental (ONG) Centro Azul de Doação e Igualdade (Cadi) desenvolve o projeto "Profissionalizar é Renascer" para oferecer aos adolescentes com 16 anos completos uma profissão e, assim, conseguirem uma colocação no mercado de trabalho e obterem um modo digno de sobrevivência. 
Os aprendizes recebem gratuitamente a instrução de profissionais aposentados, que são voluntários no programa. No desenvolvimento do curso, além do que é ensinado na sede da ONG, as empresas parceiras emprestam suas oficinas e locais de trabalho, chamados de pontos de apoio, para a execução da parte prática. 
Mais de mil alunos - moradores dos distritos de Brás Cubas e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes - são beneficiados por ano. 
O projeto é desenvolvido desde o ano de 2005 e os cursos ministrados são todos semestrais. O aprendizado é avaliado todo mês, por meio de uma prova prática utilizando as máquinas e os equipamentos próprios para o exercício da atividade profissional que ele pretende executar. Aprovado nos testes internos, ele recebe um certificado de conclusão de curso. 
Com isso, o Cadi entra em contato com empresas interessadas e encaminha o beneficiário para ser submetido a testes e, se aprovado, é contratado por essas empresas.


O objetivo geral é gerar níveis razoáveis de empregabilidade por intermédio dos cursos oferecidos. O emprego gera mudanças visíveis na vida destas pessoas, que deixam de ser apenas assistidas do Estado e passam a fazer parte da vida social, proporcionando às suas famílias condições dignas de alimentação, moradia, vestuário e até lazer. 
Também são realizadas ações sociais de valorização da autoestima dos alunos por meio de palestras, festas com participação de alunos e ex-alunos e seus familiares e depoimentos de pessoas que conseguiram se empregar após participarem dos cursos profissionalizantes, bem como o desenvolvimento de atividades esportivas, tais como futebol, capoeira, karatê e street-dance (dança de rua).


Fonte:Mogi News