domingo, 12 de fevereiro de 2012

Destaque Disque Denúncia da polícia de Mogi é um dos melhores do Estado


Unidade foi premiada porque se destacou na resolução ocorrências no Estado; denúncia anônima auxlia a PM
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Em 2011, o Disque-Denúncia em Mogi das Cruzes atendeu 1.940 ocorrências, que inclusive culminaram em prisões em flagrantes
O Disque-Denúncia (181) da Polícia Militar de Mogi das Cruzes recebeu o prêmio do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de segunda unidade que mais gerou ocorrências policiais em 2011 em todo o Estado. Ao todo, 1.940 ocorrências atendidas, inclusive com prisões em flagrantes, surgiram através de denúncias anônimas recebidas pelas equipes de polícia. Boa parte deste total são denúncias relacionadas a pontos de tráficos de drogas, cativeiros e quadrilhas de furtos. 
O prêmio já existe há 10 anos e contempla as duas cidades com o maior número de resolução de ocorrências no Estado. "Esse prêmio não é só da Polícia Militar. Esse prêmio é da população que colaborou com o trabalho, nos dando informações e fazendo com que as equipes chegassem até as ocorrências de forma efetiva. É a primeira vez que recebemos a premiação, e estamos contentes, queremos receber este título novamente em 2012" disse o comandante do 17º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel José Francisco Braga. As ocorrências referem-se só à área atendida pelo batalhão. 
De acordo com o coordenador operacional do batalhão, major João Henrique Pereira de Souza, a denúncia anônima é essencial para o trabalho da polícia. "São com base nestas informações que o setor operacional traça estratégias para combater crimes específicos. Tudo o que a população julgar importante pode ser denunciado. Não é preciso se identificar, basta passar os dadosda maneira mais precisa possível", explicou. A população pode fazer denúncias contra criminosos ou até mesmo policiais. Boa parte das informações fornecidas pela população é de locais que funcionam como pontos de venda de drogas. "E a melhor forma de monitorar estes pontos para fazer as prisões, é com base em informações da própria população", comentou. 
Além do telefone 181, a população também pode fazer denúncia através do site da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no endereço eletrônico www.ssp.sp.gov.br. Se a denúncia for contra policiais militares, civis ou técnicos-científicos, o denunciante é obrigado a fornecer informações pessoais, e os dados relatados são encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar ou da Polícia Civil.


Fonte:Mogi News