sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Limite territorial

Daniel Carvalho/ Maurício Sumiya

Os prefeitos Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e Armando Tavares da Silva (PR), o Armando da Farmácia, entraram em entendimento sobre a questão da divisa entre os dois municípios, Mogi das Cruzes e Itaquá, e vão delimitar a qual cidade pertence cada um dos bairros que fica exatamente entre as duas cidades. Muitas vezes, a indefinição causa confusão, principalmente, para a tributação de impostos, divisão territorial e qual prefeitura é responsável pela melhoria naquele ou neste bairro.


Convênio
O primeiro passo já foi dado com o envio à Câmara de um projeto de lei que autoriza o município de Mogi a celebrar um convênio com Itaquá com a finalidade de promover o ajustamento de responsabilidades administrativas e fiscais nos seus respectivos territórios. 


Oito bairros
Os bairros em questão são: Parque Recanto Mônica, Residencial Novo Horizonte, bairro do Campo Limpo/Jardim Félix e Milton, Vila Augusta e Chácara Águas da Pedra.




Jardim Margarida
A medida vem através de um pedido feito pela Associação de Moradores do Jardim Margarida, a fim de saber e estabelecer a devida competência territorial dos bairros localizados nesta região, bem como a situação jurídica. As prefeituras concluíram que estes bairros encontram-se parcialmente no território de Mogi, mas também estão na área de Itaquá. O projeto delimita quais áreas pertencem ao município mogiano, observando glebas de terreno e loteamentos, e quais serão, de fato, de Itaquá. 
Daniel Carvalho





Amigos do Vasques
O Theatro Vasques, um ícone da cultura em Mogi das Cruzes, comemora 109 anos no próximo dia 6 de dezembro, às 20 horas, e 10 pessoas, que de uma forma ou de outra contribuíram para manter a memória do espaço e a cultura, serão homenageadas. A editora do Mogi News, Marta Vicentin, que há muitos anos respondeu pelo caderno de Cultura e variedades e hoje está na editoria de Cidade, será uma das homenageadas. 




Dama do teatro
"A Marta tem uma história muito próxima com o Theatro Vasques porque sempre cobriu e deu voz a todas as apresentações realizadas", afirmou o secretário de Cultura, professor José Luiz Freire, a respeito da homenagem. Outra homenageada será Clarice Jorge, considerada a dama do teatro mogiano. 


Corte do Momo
Mogi já teve um rei momo japonês, um "palhaço" e até um "magrela". Agora, em 2012, será um rei momo negro, pela primeira vez. O escolhido foi Osmar Cláudio Brandão, de 39 anos e 95 quilos. A surpresa durante a escolha foi a grande quantidade de candidatos: dez. Segundo o secretário de Cultura, para 2012 a corte inteira formada pela rainha e princesas será legitimamente morena. Em anos anteriores, já teve até princesa loira: "Acertamos na mão", comentou à coluna. O concurso ocorreu anteontem à noite. 


Natal na praça
A Secretaria de Cultura está preparando uma megafesta de Natal. A programação começa no dia 13 de dezembro com o Natal Iluminado, na Catedral de Santana, que no ano passado recebeu muitos elogios e este ano continua novamente. Na quarta-feira, dia 14, haverá, em duas apresentações, o teatro infantil a Casa do Papai Noel, na praça Osvaldo Cruz, só para crianças. 


Tem mais
Haverá também a participação do Coral Sou Mais Arte, da Igreja Batista Memorial; na quinta a apresentação ficará por conta da Banda Tal. E às 20 horas do mesmo dia a atração será o show "Elas cantam Roberto Carlos": oito cantoras mogianas vão entoar sucessos do rei. 


Musical
No dia 16, a programação começa às 11h30 com o coral da Apampesp, e às 13h30 uma apresentação musical com o Auto de Natal - um espetáculo cênico e musical. Detalhe: será montado um palco na praça Osvaldo Cruz para que 200 pessoas se revezem e façam uma bela apresentação. Todas as árvores da praça estarão iluminadas com luz verde e será instalado um presépio num dos canteiros.




Barragens
O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelas barragens do Alto Tietê, é um dos órgãos mobilizados pelo governo estadual para a Operação Verão 2011/2012. O programa, que se estende até o dia 31 de março, é coordenado pela Defesa Civil Estadual e reúne vários órgãos do Estado e do município, especialmente os de atendimento emergencial, com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais.




Inundações
O DAEE mantém a Sala de Situação de São Paulo em operação 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e realiza a emissão de mensagens por SMS de alerta para risco de inundações.


Divulgação



Radar
O Radar Meteorológico, que funciona na barragem de Ponte Nova, em Salesópolis, coleta os dados meteorológicos sobre a situação do tempo e os repassa à Sala de Situação, que, em tempo real, processa tudo e transmite as informações aos órgãos de Defesa Civil com informações sobre o nível dos rios e índices de chuvas, dados necessários para a tomada de decisões.


Fonte:Mogi News