sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

AACD de Mogi seleciona médicos


LOCAL Unidade mogiana da AACD será entregue hoje, às 11 horas


DANILO SANS
A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) seleciona médicos para reforçarem a equipe do novo Centro de Reabilitação da entidade, que será inaugurado hoje, às 11 horas, no Rodeio. As vagas em aberto são para fisiatra, ortopedista, urologista, neuropediatra, neurocirurgião e pediatra. Os atendimentos começam a ser realizados a partir de segunda-feira. A capacidade inicial da unidade é para até 104 procedimentos diários.


No quadro de funcionários, a unidade mogiana já conta com dois


fisioterapeutas de solo, dois fisioterapeutas de água, dois fonoaudiólogos, dois terapeutas ocupacionais, dois psicólogos, dois pedagogos, um assistente social e pessoal administrativo. Após a realização do processo seletivo, o centro deverá contar com 37 funcionários.


Mesmo com alguns profissionais ainda por vir, o gerente do centro de reabilitação, Fabio José de Souza, diz que a unidade deve funcionar em sua plenitude. "A gente conta com diversos profissionais em São Paulo que estão à disposição, caso haja necessidade do pessoal do corpo clínico já nestes primeiros dias de funcionamento", conta.


Apesar de garantir que todos os pacientes de Mogi das Cruzes e Região, que já estavam em tratamento pela AACD de outras cidade, irão começar a ser atendidos nesta fase inicial, ele já prevê fila de espera. "O pessoal daqui eu sei que será atendido, mas a demanda vai aumentar bastante, já que outras instituições também devem encaminhar pacientes para cá", fala.


Quem quiser iniciar o tratamento na AACD precisa antes passar pela avaliação de um médico. Conforme explica uma das fisioterapeutas de solo, Sheila Evangelista, "é este médico que irá encaminhar a pessoa para o tratamento na AACD". Na entidade, ele ainda passa pela avaliação do corpo clínico, que decide o melhor tipo de tratamento e, por fim, por uma avaliação  multidisciplinar, chamada de global. "Ele passa por uma equipe de 


profissionais, cada um de uma área, que irá verificar em quais tratamentos o paciente deverá ser encaixado", conta.


Cada sessão dura cerca de 40 minutos. Dependendo do tratamento, o paciente pode ter de realizar até duas sessões seguidas da mesma terapia. "A gente tenta sempre colocá-lo para fazer todos os tipos de tratamento no mesmo dia, para que ele não precise vir mais do que duas vezes por semana até o centro de reabilitação", conta a fisioterapeuta.


Como o terreno tem 5.298 metros quadrados (m²), mas apenas 1.028 m² de área construída, o centro de reabilitação tem ainda espaço para se expandir. "Isso vai crescer muito ainda. Para o futuro, a gente vai poder aumentar a capacidade de atendimento a ainda contar com uma oficina aqui de manutenção de próteses e órteses", prevê Souza, gerente da unidade mogiana.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são esperadas 340 consultas médicas e 1,7 mil terapias mensais no centro de reabilitação de Mogi das Cruzes, que fica na Rua Pedro Romero, 241, no Rodeio. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira das 8 às 18 horas e às sextas-feiras das 8 às 17 horas.


Mais informações sobre a seleção podem ser acessadas no site www.aacd.org.br.


Fonte:O Diário de Mogi