quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Comércio Sem sacolas, caixas de papelão viram preferência de mogianos


Maioria dos consumidores está pedindo as embalagens nos supermercados da cidade para colocar as compras
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Supermercados passaram a separar as caixas, que antes eram descartadas, para seus clientes
As caixas de papelão se transformaram nos itens mais procurados nos supermercados de Mogi das Cruzes. Os consumidores que fazem compras em grande quantidade ou os que acabam esquecendo as sacolas retornáveis optam pelas embalagens para colocar as compras. Mas, desde que o acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Estado para extinguir as sacolas plásticas das lojas do setor entrou em vigor, o Mogi News recebeu várias reclamações de consumidores que não encontraram caixas em alguns locais. A falta é justificada pelos lojistas pela grande procura. Na manhã de ontem, o MN encontrou as caixas em todas as lojas que visitou.


As embalagens, que antes eram desprezadas por muitos supermercados, agora, estão fazendo parte da vida dos mogianos. Em todos os estabelecimentos visitados, os materiais não eram ofertados aos catadores de materiais recicláveis. Parte dos empresários vendia o papelão e outra contratava uma empresa especializada para retirá-lo. Agora, as lojas deixam as caixas à disposição dos clientes. 
Seide Matsuo, subgerente de um supermercado no centro, declarou que a unidade não consegue fornecer as caixas para todos os consumidores. "Conseguimos atender cerca de 15% das pessoas com as caixas", explicou.


Ele afirmou que o supermercado já oferecia a alternativa das caixas de papelão para os clientes que preferissem as embalagens. "Agora, a demanda cresceu muito e damos todas as caixas que estão em bom estado, limpas e que sirvam para colocar as compras", ressaltou. O gerente disse que o retorno das pessoas está sendo positivo. "Prevíamos que haveria muita reclamação, mas os clientes estão se adaptando", garantiu.


As lojas menores têm mais facilidade para oferecer as caixas. "Conseguimos atender a todos. Até porque, ainda estamos oferecendo as sacolinhas oxibiodegradáveis que estão no estoque. Na próxima semana, vamos começar a fornecer outras sacolas", informou o gerente Reinaldo Moraes.


Fonte:Mogi News