quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mais vagas Expansão de creches continuará em 2013


O distrito de Jundiapeba, que já conta com sete creches, precisará instalar até quatro novos prédios para atender a necessidade de alunos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Autoridades e familiares da homenageada participaram da inauguração da creche no Mogi Moderno
Após a conclusão do Programa de Expansão de Creches, previsto para o fim deste ano, a Secretaria de Educação de Mogi terá um novo desafio: a procura por matriculas continuará aumentando e a construção de novas unidades deverá acontecer de forma descentralizada e localizada, ou seja, em bairros onde atualmente existe déficit no número de vagas. O distrito de Jundiapeba, que já conta com sete creches, precisará instalar até quatro novos prédios para acompanhar a necessidade de matrículas de alunos. 
"Isto acontece porque optamos por construir 40 creches que atendem os alunos em período integral. Se tivéssemos seguido a orientação do Ministério da Educação, construiríamos esse número, criando 5 mil novas vagas, mas apenas em um período do dia. E sabemos que, hoje, as mães que trabalham fora não trabalham apenas em meio período, então não resolveria o problema. O programa de expansão de creches deve continuar em 2013, mas precisará de um estudo mais localizado para a implantação destas novas unidades", explicou o prefeito. 
O anúncio foi feito ontem durante inauguração da creche Professora Amayr de Godoy Borba, no Mogi Moderno, a 23ª unidade entregue por meio do programa. Com um investimento de R$ 905,8 mil na construção, a unidade será administrada pelo Centro Educacional Jabuti, e deve atender 110 crianças de quatro meses a 5 anos em período integral.


A próxima unidade será inaugurada na próxima terça-feira, às 16 horas, no Parque São Martinho. Será a creche Mauro Ottoni Martins, que também vai atender 110 crianças em período integral. Até o mês de julho, serão entregues as unidades do Jardim Camila, Jardim Santos Dumont, Parque Residencial Itapeti, Ponte Grande, Conjunto Residencial Cocuera, Alto do Ipiranga e Chácara Jafet. 
O município conta hoje com 627 vagas disponíveis nas creches de Mogi. Entre as crianças inscritas no Cadastro Municipal Unificado, 472 ainda não foram matriculadas. Até ontem, 79 crianças que aguardavam encaixe foram atendidas pelo programa, que ajusta o local das vagas e o endereço dos alunos inscritos.


Fonte:Mogi News