quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fim das cancelas Prefeito buscará ajuda de Alckmin para as obras


No próximo dia 31 de março, prefeitos da região deverão se encontrar com o governador de São Paulo
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A praça Sacadura Cabral terá todo o entorno revitalizado, conforme projeto da Prefeitura
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, irá buscar apoio do governo do Estado para a construção das passagens subterrâneas na área central da cidade, como parte do projeto de reconstrução da Estação Central da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 
No próximo dia 31 de março, prefeitos da região devem se encontrar com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para mais uma reunião da Agenda Metropolitana. É nesta ocasião que o prefeito de Mogi deverá apresentar o projeto de reurbanização da área central no entorno da estação para tentar liberar recursos da agenda na construção das vias. 
"Como é uma obra diretamente ligada à CPTM e trata-se de uma passagem subterrânea viária, vamos ver se conseguimos o apoio do governo do Estado para, em conjunto, custear essa obra, que é cara. A intenção é incluir essa proposta na Agenda Metropolitana", explicou Bertaiolli.


Na última segunda-feira, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, anunciou o investimento de R$ 140 milhões na reforma de quatro estações ferroviárias em Mogi. As duas primeiras a passar pelas intervenções serão a Estudantes, no Mogilar, e a Estação Central, que será reconstruída. O projeto desta última também prevê o fechamento de três passagens de nível por meio da construção de uma passagem subterrânea: da rua Doutor Deodato Wertheimer, da Cabo Diogo Oliver e da Campos Sales. 
As passagens da avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, e de Jundiapeba serão extintas, segundo o prefeito, após a construção dos viadutos com base em recursos do governo federal. Em Brás Cubas, a opção é a construção de uma alça de acesso no viaduto Argêu Batalha até a avenida Francisco Ferreira Lopes. 


Compras
O prefeito também falou sobre a construção de um centro de compras anexo à nova estação da CPTM, que deve ocorrer por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). "Estamos buscando parceiros, que podem ser empresas ou construtoras, que estejam interessadas em construir um complexo comercial e em troca da utilização e exploração da área instalar equipamentos públicos, como praças, por exemplo", disse.


Fonte:Mogi News