quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Inauguração Unica começará a funcionar na segunda


Serão 53 profissionais, entre médicos, enfermeiros e setor administrativo, que irão prestar atendimento ambulatorial em diversas especialidades
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Prédio está praticamente pronto para a inauguração no sábado. Contratação de profissionais também está em andamento
O Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) deu início nesta semana ao processo seletivo para a contratação dos profissionais que irão trabalhar na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba, que será inaugurada no sábado, às 11 horas. A entidade, que também gerencia as unidades básicas de saúde 24 horas da cidade, foi vencedora do chamamento público promovido pela Prefeitura e, portanto, ficará responsável pelo gerenciamento da clínica de especialidades municipal, que será a primeira a operar pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS). O valor do contrato firmado entre as partes não foi divulgado, uma vez que a homologação do certame ainda será concluído.


De acordo com a médica Elizabeth Oliveira Braga, coordenadora de atenção básica do Cejam, o atendimento à população terá início na próxima segunda-feira, dia 6, de maneira gradativa, conforme demanda encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde. De início, segundo ela, serão 53 profissionais, entre médicos, enfermeiros e setor administrativo, que irão prestar atendimento ambulatorial em diversas especialidades. "Vamos começar com consultas e exames nas principais demandas, que são cardiologia, cirurgia, endocrinologista, além de pediatria, ginecologia e clínica geral. Depois, vamos incluir demais especialidades", informou Elizabeth. Ela conta que o número de profissionais atuando na Unica deverá atingir a cerca de 80 trabalhadores no decorrer do ano. O processo seletivo, que inclui prova escrita e entrevista, é feito com base nos registros do banco de dados da entidade, porém, segundo Elizabeth, o Cejam continua recebendo currículo de profissionais pelos sites www.cejam.org.br e www.saudeprev.com.br ou no núcleo de Mogi, na rua Flaviano de Melo, 198, centro. 
O secretário adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, confirmou o início do atendimento à população a partir de segunda-feira, porém, reforçou que o espaço receberá pacientes, moradores de Jundiapeba e adjacências, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde com atendimento pré-agendado. "É bom frisar que não será um espaço portas abertas em que o paciente chega e é atendido", disse. 
De acordo com o plano de trabalho elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, com base na portaria 1.101 do Ministério da Saúde - que determina o fluxo de atendimento - e que foi aceito pelo Cejam, a capacidade de atendimento inicial do Unica será de mil consultas e mil exames por mês. Quando a unidade estiver operando em sua totalidade, a capacidade poderá atingir 4,8 mil atendimentos e 1,8 mil exames. 
De acordo com o secretário-adjunto da Saúde, o prédio será o primeiro equipamento municipal de saúde voltado para o atendimento global, incluindo consultas de especialidades, até então oferecidas somente pelo governo do Estado. "Na verdade, o Unica será complementar ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Ou seja, serviços de especialidades que tiverem lá não terão no Unica e vice-versa, o que vai ajudar e muito a reduzir as filas de esperas por especialistas e procedimentos em Mogi das Cruzes", frisou. 
Outro diferencial da nova unidade, segundo Cusatis, é o novo Pró-Hiper, equipado com piscina aquecida, sala de ginástica e vestiários masculinos e femininos. O espaço ficará num prédio anexo ao Unica. 
A cerimônia de inauguração da clínica deve ter a presença do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), responsável pelos R$ 3,5 milhões repassados pelo governo federal e que custearam a nova unidade médica.