quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Legislativo Disputa pela presidência da Câmara de Mogi é acirrada



Legislativo
Disputa pela presidência da Câmara de Mogi é acirrada
Candidato Mauro Araújo consegue mais assinaturas de apoio e resultado ainda é incógnita
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prévia da eleição à presidência da Câmara: Mauro Araújo teria conquistado 10 votos, enquanto Bibo estacionou em sete assinaturas
A disputa pela presidência da Câmara Municipal ganhou novos capítulos nesta semana e com uma reviravolta. O vereador Mauro Araújo (PMDB) teria conquistado novos apoios e passado à frente do concorrente, o atual presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. O peemedebista teria agora dez parlamentares em sua lista de eleitores. Cinco a mais que na semana passada. Bibo estacionou com sete votos. A disputa parece ter momentaneamente virado o jogo, mas a busca pela preferência segue acirrada.

Seis nomes ainda estão indecisos, entre eles os eleitos pelo PV e pelo PT, partidos que devem ser os fiéis da balança. Quem conquistar o apoio das legendas, provavelmente vencerá. 
Petistas e verdes fazem jogo duro e querem ser "valorizados". Em troca dos votos, exigem espaços em comissões permanentes importantes, como a do Orçamento e Finanças, e, ainda, funções dentro da mesa diretiva. 
Ambos os postulantes ao cargo não querem uma disputa voto a voto em plenário. Aquele que conseguir apresentar um documento com a assinatura da maioria dos 23 vereadores - 12 nomes - automaticamente forçará que o outro retire a candidatura.

Araújo e Bibo já conversaram em esperaram definir o novo presidente até a diplomação, dia 19 de dezembro. 
Do lado do peemedebista estariam Jean Lopes (PCdoB), Chico Bezerra (PSB), Protássio Nogueira e Carlos Evaristo, ambos do PSD, Olímpio Tomiyama (PSC), e o próprio Araújo. Os novos eleitores seriam Karina Pirillo (PCdoB), Juliano Abe (PSD), Roberto Valença (PRB), e Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB). Este último sofrerá uma forte pressão do diretório estadual para apoiar o colega de partido. 
Já Taubaté estava propenso a votar em Bibo por causa de divergências ocorridas durante o período eleitoral, no entanto, Araújo comunicou o caso ao presidente do PMDB em São Paulo, o deputado Baleia Rossi, que teria garantido o apoio à candidatura e, inclusive, ameaçou Taubaté com uma ação de infidelidade partidária e consequente expulsão dele da legenda, caso siga com o posicionamento de votar no republicano.

Bibo segue com os eleitos pelo PR, cinco (o próprio Bibo, Vera Rainho, Odete Sousa, Sadao Sakai e Emerson Rong) além dos dois tucanos (Pedro Komura e Claudio Miyake).

Ele aguarda a decisão do PT e do PV. Cada dupla votará partidariamente, sem divisão. Completa a lista dos indecisos Carlos Lucareski (PPS) e Antonio Lino (PSD). Lucareski faz mistério, e Lino espera a chegada do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) além de aguardar uma "brecha" para se apresentar como terceira via.

Fonte:Mogi News