segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aprovado projeto do deputado André do Prado que declara Biritiba Mirim como Capital do Agrião

Clarissa Johara


Projeto de lei de autoria do deputado André do Prado (PR), que declara o Município de Biritiba-Mirim como Capital do Agrião no Estado de São Paulo, foi aprovado na última quinta-feira (02), pelo plenário da Assembleia Legislativa. 


iNHO E ANDRE.jpg
Segundo o deputado, a aprovação do projeto representa uma importante conquista para os biritibanos, na medida em que busca a valorização do município, localizado na Grande São Paulo, que apresenta 89% de seu território na região de mananciais, impedindo assim, o desenvolvimento de outras atividades econômicas, que não sejam aquelas voltadas para a agricultura, com ênfase na produção de agrião.





“No início do meu mandato, o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o “Inho”, solicitou-me que apresentasse o referido projeto na Casa. E nesse sentido, com todo o carinho e atenção que o município merece, apresentei a propositura, por entender a sua importância e estar consciente de que tal medida vem valorizar o município”, enfatizou Prado.





De acordo com o Ranking da Produção Nacional de Agrião nos Municípios, Biritiba Mirim-SP está em 1º lugar com 5.525 toneladas, Teresópolis-RJ em 2º lugar com 4.432 toneladas, Mogi das Cruzes-SP em 3º lugar com 1.647 toneladas e Suzano-SP em 4º com 589 toneladas.





“Atualmente, Biritiba Mirim é o maior produtor estadual e nacional de agrião, com aproximadamente 800 produtores, sendo a maioria, pequenos agricultores e mão de obra familiar. A produção do município abastece a Região Metropolitana de São Paulo, litoral, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Estado do Rio de Janeiro e outras regiões do país”, salientou.





André do Prado salientou ainda os benefícios do agrião para a saúde humana, pois é uma das três plantas com maior valor nutricional, sendo rico em vitaminas A, C e grupo B (B1, B2, B6 e B12), ferro, ácido fólico (essencial para uma gravidez saudável) e também contém ômega 3, potássio, cálcio, fósforo, beta caroteno (que produz vitamina A) e fibras.





Por isso, ressalvou Prado, é altamente recomendado seu consumo frequente, afinal é uma fonte alimentar extremamente rica, trazendo muitos benefícios à saúde. “Portanto, é de grande relevância a valorização desse alimento regional, aproveitando de forma consciente suas propriedades nutritivas”, alegou.





Ainda segundo o deputado, a partir da titulação como a Capital do Agrião no Estado de São Paulo, Biritiba Mirim ganha notoriedade em todo o Estado, “que com os olhos voltados para o desenvolvimento turístico do município, e visando fomentar ainda mais o turismo na região, nada mais justo que o município de Biritiba-Mirim seja declarado a Capital do Agrião do Estado de São Paulo”, completou.  





Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado Estadual André do Prado (PR)